“Lacoste” é o novo e terceiro single do EP de King Kunta MG, +245 é Gang a sair brevemente. O rapper e compositor guineense radicado há vários anos em Portugal segue a fazer sucesso no país e na diáspora, hoje sendo um dos mais seguidos da nova geração musical guineense.
Em entrevista à BANTUMEN, o rapper diz-nos que o seu foco atual é fazer sentir o nome dos Guiguis nos PALOP. “Somos talentosos, sabemos fazer as coisas muito bem mas, às vezes, o que falta-nos é recursos. Também é preciso ter o foco a 100% porque só assim vamos poder dar o nosso melhor para dignificar o país e alegrar o nosso povo. Este EP é para mostrar ao mundo, mais uma vez, que a Guiné-Bissau tem talentos incríveis”, afirma o artista.
O nome do EP, +245 Gang, não é por acaso. Refere-se ao “Bando da Guiné-Bissau”, identificado com o número do indicativo telefónico do país. Para já, sabemos que o projeto pretende reunir vários músicos da nova geração com os quais King Kunta escolheu trabalhar.
O EP conta com 13 faixas musicais, onde teremos de tudo e mais um pouco, numa mistura entre a música tradicional guineense e o Hip hop, avança o artista em exclusivo para BANTUMEN.
King Kunta afirma que gosta de trabalhar com pessoas talentosas, sérias e que tem de existir uma conexão entre elas para que o trabalho possa fluir. “Tudo está a acontecer de uma forma natural. Os temas escolhidos e as participações são de pessoas fixes, que sinto que têm um feeling good para trabalharem comigo, porque para fazer um bom trabalho é preciso estar em sintonia com a outra parte. São artistas de quem curto o jeito com que fazem a música e sinto que vão dar uma mais valia ao meu projeto”, diz-nos o rapper.
Na sua opinião, a evolução na música guineense é notória porque artistas estão focados a trabalhar a sério. “Crescemos bastante nos últimos anos e estamos tendo cada vez mais reconhecimento e isso é resultado de foco e trabalho. A gente precisa continuar a dar mais passos e apostar no profissionalismo, porque é o único caminho para quem pensa em alcançar o patamar mais alto na música”, destaca.
King Kunta MG é Yasser Arafan Tall Cassamá, nascido na cidade de Bissau, capital da Guiné-Bissau. Além de rapper, é também licenciado em Relações Internacionais pela Universidade do Minho, em Braga.
O artista começou a dar atenção à música muito cedo. Aos 12 anos gravou o seu primeiro trabalho, em alusão ao programa sobre direitos das crianças na Guiné-Bissau, evento organizado pela Plan International, uma organização humanitária não governamental.
A inspiração, desde pequeno, acontece através do trabalho de nomes como Valete, Kalibrados, NGA, Army Squad e Bruno Ryhmman.
A solo e como membro dos Lakaran Family, Kunta já lançou vários projetos e nesta altura, em que o grupo decidiu fazer uma pausa, o artista está focado na sua carreira individual. Contudo, como a family que são, os membros continuam a reunir-se para trocar ideias.
O rapper terminou a nossa entrevista falando da situação política da Guiné-Bissau. “Os governantes precisam pôr a mão na consciência e mudar o rumo do país. Uma sociedade saudável é onde existe educação de qualidade e saúde para todos. Pessoas precisam saber escolher o certo, porque é certo.”
Porém, King Kunta sublinha que sente muito orgulho de ser guineense, mesmo com as mazelas políticas que o país vem sofrendo há anos.
Rachide Incote
Jornalista e social media. Amante de música, futebol, moda e cultura. Gosta de criar e contar histórias, cenas que levam o leitor a um lugar novo e inesperado. Desde pequeno procura trazer novos personagens para sua narrativa e tornar-se parte da história de outros. Escreve sobre tudo e um pouco mais.