Procurar
Close this search box.

3 séries no YouTube que te vão tirar do aborrecimento

Séries YouTube
Séries YouTube

Na incessante procura de conteúdos online para nos distrairmos, encontrámos três séries disponíveis gratuitamente no YouTube, que te vão ajudar a espantar o aborrecimento nesta quarentena.

A Geologia, num dos seus capítulos que aborda o tema ligado à separação dos continentes, ou seja “Teoria da deriva continental” (por Alfred Wegner), mostra de forma clara de como África sempre esteve muito unida com a América do Sul, geologicamente.

Ver esta publicação no Instagram

A teoria da deriva continental propriamente dita foi formulada ao inicio do século XX, tendo surgido a partir das ideias do alemão Alfred Wegener em 1915 , um acadêmico e explorador que se dedicava a estudos meteorológicos , astrônomos, geofísicos e paleontológicos, entre outros. . A partir da observação do encaixe dos continentes, Wegener fez diversas expedições com o intuito de encontrar coincidências que comprovassem sua teoria, e como um quebra-cabeça ele remontou um só continente, chamado por ele de Pangeia (pan do latim = todo, inteiro; gea = Terra). A teoria argumentava que após a formação do supercontinente Pangeia, o mesmo teria se fragmentado, dando origem aos continentes e oceanos que conhecemos atualmente. . Com a publicação do seu livro A Origem dos Continentes e Oceanos, em 1915 estava criada a teoria da Deriva Continental. . 👉Material completo em: http://igeologico.com.br/teoria-da-deriva-continental/. . . #derivacontinental #geologia #alfredwegener #geology #pangeia #geological #geologist #geologo #igeologico

Uma publicação partilhada por Comunicação em Geociência (@igeologico) a

Além de que, durante o período da escravatura, a cultura africana passou a fazer parte integrante, por exemplo, do Brasil, através dos escravos, o que acaba por se tornar em mais um elo de ligação entre os dois continentes. Dessa ligação, nasce o documentário Do outro lado de lá, realizada por Lázaro Ramos.

Do outro lado de lá

Em 2017, o ator brasileiro Lázaro Ramos, reuniu seis episódios e convidou-nos a descobrir a beleza da cultura africana aos olhos de uma criança chamada Pitoco.

Pitoco é uma criança residente numa comunidade que está em eminência de ser demolida. Durante a produção, Pitoco ouve do avô as histórias sobre ancestralidade do lado de lá, África. O jovem protagonista experimenta novos sentimentos e passa a ter uma percepção real acerca da sua própria história.

Numa miscelânea de lendas do continente berço, a série “busca reafirmar o orgulho da ancestralidade africana e o quotidiano da população brasileira”.

A parte técnica é constituída por Lázaro Ramos na direção, roteiros de Chica Carelli e Elísio Lopes Júnior e uma produção de Lata Filmes com Tânia Rocha. O elenco é composto por nomes como Mauricio Tizumba, Nicollas Paixão, Dani Ornellas, Kawane Weza entre outros nomes.

Reinos Perdidos de África

“Reinos Perdidos de África” é uma série-documentário da BBC Four. A mesma descreve a história na época pré-colonial de África, narrada pelo palestrante, historiador e locutor de descendência ganesa, Dr. Gus Casely-Hayford. Esta viagem é composta por quatro episódios, que envolvem a história de África, especificamente, as histórias de “Núbia”, “Etiópia”, “Grande Zimbabwe” e “África Ocidental”.

Mojubá

“Mojubá”, uma saudação iorubá, língua predominante na Nigéria, é um documentário lançado no início dos anos 2000, pelo canal Futura, que fala sobre religiões de cariz africano.

As imagens que foram captadas no Brasil, desde Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, e contam de forma lúdica e informativa a história dos quilombos e de outros valores da cultura negra, presentes na cultura brasileira.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES