Procurar
Close this search box.

Preenchimento automático online pode ser perigoso

Quando preenchemos um formulário online é bastante mais rápido e prático se tivermos o preenchimento automático. Mas a verdade é que esse pode não ser um método eficaz a nível de segurança.

Por norma, conseguimos visualizar esses dados, no entanto, a verdade é que os browsers podem enviar muito mais informação, sem que os utilizadores sejam notificados ou que a autorização seja dada. Essa informação pode ir desde os dados mais sensíveis até aos números de cartões de crédito.

Esta falha foi mostrada por um hacker finlandês, Viljami Kuosmanen, que colocou na sua conta do Twitter a prova de que esta pode ser explorada por qualquer página web.

Mas se julgavam que esta funcionalidade era segura, foi agora provado que a maioria dos browsers deixa escapar mais informação do que aquela que o utilizador vê e autoriza.

Está situação afecta quase todos os browsers, como o Chrome, Safari, Opera e até o Edge. Curiosamente o Firefox não tem esta falha, uma vez que o preenchimento automático deste browser funciona de forma diferente, obrigando o utilizador a escolher qual os dados a serem usados.

Até haver uma solução para os restantes, a solução passa por desabilitar o preenchimento automático ou por ter algum cuidado nas páginas onde autorizam que estes dados sejam usados. Importa notar que este problema não se limita ao browser e está também em algumas extensões, como o LastPass.

 

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES