A comunidade negra do mundo dos brinquedos acaba de ganhar novo look. Para assinalar os 40 anos da primeira Barbie negra, a Mattel lançou várias coleções, em colaboração com a designer de moda Shiona Turini.
A designer colaborou com a famosa marca para enriquecer os nossas páginas do Instagram, através do perfil Barbie Style, que mostra uma imagem mais diversificada da versão original a que todos estamos habituados.
Cabelo liso, crespo, curto longo, careca, ruiva, loira, morena, pele clara, pele escura… as possibilidades são muitas para espelhar a diversidade que o mundo contém e a Mattel quer fazer parte da festa.
Shiona Turini inspirou-se em celebridades como Béyonce, Solange, Issa Rae e Lena Waith.
A estilista admite num post no Instagram que esta colaboração é muito importante para si. “Cresci obcecada com as bonecas Barbie. Foi uma das minhas primeiras referências e ícones da moda”.
Turini reflete também no mesmo post sobre a importância da boneca na cultura negra. “A primeira Barbie negra surgiu em 1980 – num resplandecente vestido vermelho e um cabelo afro. Aqui está ela, no seu trono personalizado, rodeada de amigas criadas e vestidas por mim. Espero que outras crianças e adultos que gostam da Barbie estejam tão excitados como eu por se reverem nestas bonecas.”
Voir cette publication sur InstagramUne publication partagée par Shiona Turini (@shionat) le
De acordo com a revista People, a nova campanha da Barbie, que acontece durante o Black History Month, conta com uma coleção dividida em quatro partes com mais de 20 looks.
Há ainda uma segunda linha com um toque mais tropical e uma terceira, publicada apenas através dos Storis da estilista, inspirada nas roupas da marca Queen & Slim, para a qual trabalha, em tons nude.
A quarto coleção é um all black look e foi inspirado em nas ativistas negras pelos direitos civis, e que faz lembrar a indumentária das mulheres da organização Black Panther.
Esta inciativa da Mattel não tem somente um foco na cor de pele, mas também nas várias texturas de cabelo, diferentes formas corporais e em pessoas com deficiências motoras.