Procurar
Close this search box.

A realidade venceu: “O Fim do Mundo” arrecada dois prémios no IndieLisboa 2020

O fim do mundo
Fotografia: Janeth Tavares /BANTUMEN

O Fim do Mundo conta a história de Spira, um rapaz que regressa ao bairro que o viu nascer, quase uma década depois de ter estado numa casa de correção. É uma história de amor, amizade, lealdade e sonhos que nos chega aos ecrãs pela mão do realizador luso-suiço Basil da Cunha, mas à parte disso tudo, é também a grande vencedora da competição nacional do Festival Indie Lisboa 2020.

Depois da estreia em Locarno, Itália, e da antestreia no Cinema São Jorge, Lisboa, a longa-metragem de Basil da Cunha foi merecedora do reconhecimento dos júris da competição portuguesa. O painel composto por nomes como Louise Rinaldi, Núria Cubas e pelo cineasta Michael Wahrmann, atribuiu a O Fim do Mundo o prémio de Melhor Longa-Metragem.

Basil da Cunha e a sua equipa foram ainda surpreendidos com o Prémio Árvore de Vida. “Um filme profundamente humanista, um percurso reflexivo em torno do sentido e do valor da vida, em tempos onde crescem tiques de desprezo e exclusão dos mais frágeis. O cuidado estético das imagens, a sua montagem irrepreensível, o excepcional desempenho dos actores verdadeiramente poético, criam uma narrativa de tal forma envolvente que permite acompanhar percursos de pessoas e comunidades, nas suas contradições e aspirações interiores, cujo destino evidencia um desejo de crescimento espiritual”, são as palavras utilizadas pelo júri para reiterar a escolha.

Num ano onde não faltaram grandes filmes na competição, O Fim do Mundo mostra-nos que a realidade, o brio, a dedicação e o talento têm e hão-de continuar a ter espaço. Tal como já tinha sido referido, aquilo que para muitos parecia ousadia, para Basil e a sua equipa, veio a revelar-se um tiro certeiro no que diz respeito à representatividade, inclusão e reflexão sobre a vida de jovens e adultos a quem os sonhos foram, de certa forma castrados.

Os premiados do IndieLisboa 2020 serão exibidos no cinema Ideal, em Lisboa, nos próximos dias 7, 8 e 9 de setembro em horários a anunciar. Os prémios do público apenas serão conhecidos durante o dia 6 de setembro, domingo.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade negra lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES