Como é habitual, a menos de um mês do festival de Cannes, já foi revelada a lista da seleção filmes oficial que concorre à Palma de Ouro e daqueles que serão exibidos na categoria Un Certain Regard.
Umas das grandes surpresas desta edição do festival é o facto de cerca de um terço dos filmes propostos terem sido realizados por mulheres. E do continente africano não foi exceção. Mati Diop, do Senegal, Mounia Meddour, da Argélia, e Maryam Touzani de Marrocos, são as profissionais do cinema a representarem África no festival francês.
A franco-senegalesa Mati Diop vai ser a única entre as três realizadoras a competir para a Palma de Ouro, com a sua primeira longa-metragem de ficção, Atlantic.
Mati Diop, director of 'Atlantique' is the first black woman to have her feature film debut premiere In Competition at Cannes.
— Women Film Directors (@women_direct) April 18, 2019
Also the first woman debut filmmaker In Competition since Julia Leigh in 2011. pic.twitter.com/wswgq696Pg
Longe dos clichés habituais, o roteiro do filme lembra de forma original a tentativa de imigração ilegal de um jovem senegalês em direção à Europa.
A argelina Mounia Meddour vai apresentar Papicha. Um filme cuja heroína se chama Nedjma, como a personagem do famoso romance de Kateb Yacine. Papicha é uma estudante no momento da guerra civil, se recusa a desistir de uma vida de jovem mulher moderna, emancipada, com uma promissora carreira de estilista.
Nous sommes au #FestivalDeCannes !#Papicha pic.twitter.com/N4eSY1SAtK
— Shirine Boutella (@ShirineBoutella) April 19, 2019
Na mesma seção de Un Certain regard, vamos ter também Adam, o primeiro longa-metragem dirigido pela atriz e roteirista marroquina Maryam Touzani. Parceira do mais famoso cineasta marroquino, Nabil Ayouch, Touzani desempenhou um dos principais papéis no último filme de Nabil, do qual foi co-autora.
Maryam Touzani é autora de dois documentários sobre o destino das antigas prostitutas marroquinas e das pequenas empregadas a serviço da burguesia.
⚜️✨We are very proud to annonce that JOAN OF ARC by Bruno Dumont will premiere at @festivaldecannes Un Certain Regard @lesfilmsdulosange #joanofarc #brunodumont pic.twitter.com/kOJSAoAScj
— Luxbox (@Luxboxfilms) April 18, 2019
Estas três profissionais do cinema vão assim marcar presença num dos eventos mais importantes da indústria mundial, cuja edição de 2018 fica registada como o regresso de grandes nomes como Pedro Almodóvar, Jim Jarmush, Marco Bellochio ou Xavier Dolan.