Depois do sucesso no Gana e Portugal, o festival Afro Nation chega agora aos Estados Unidos da América. O evento vai acontecer nos dias 27 e 28 de maio de 2023 e o cartaz, além de Burna Boy, Wizkid, Major League Djz e Uncle Waffles, conta com um único artista lusófono, Nelson Freitas.
Com a bilheteira a abrir no próximo dia 13 de janeiro, o alinhamento do festival ainda não está totalmente fechado mas o cartaz já anunciado pode despertar a atenção até dos menos festivaleiros. Do dancehall, passando pelo amapiano e o afrobeats, o alinhamento do Afro Nation de 2023 vai ter também no palco Rema, Asake Beenie Man, Dadju, CKay, Franglish, BNXN, Black Sherif, Gyankie, entre muitos outros artistas.
De recordar que, o evento aconteceu pela primeira vez em 2019, na Praia da Rocha, em Portimão e acolheu mais de 25 mil pessoas, oriundas maioritariamente do Reino Unido. A segunda edição ocorreu em 2021, depois de ter sido adiada devido à pandemia.
Os cabeças de cartaz foram três nomes que dominam as tabelas de música à escala global: Burna Boy, Wizkid e Megan Thee Stallion, com a lusofonia a ser representada pelos angolanos C4 Pedro e Nerú Americano e pelo cabo-verdiano Nelson Freitas.
A realização do evento resulta de uma colaboração entre a Live Nation, a promotora britânica SMADE e a Event Horizon.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.