Ao longo do mês de Novembro, a BANTUMEN, plataforma de informação dedicada à comunidade negra lusófona, vai celebrar a segunda edição do Mês da Identidade Africana (MIA) em Portugal.
O #MIA2023 é uma iniciativa que chega a Portugal inspirada pela tradição já estabelecida nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido e em diversos outros países. Este mês de celebração tem como objetivo destacar as vidas e histórias da presença afrodescendente no contexto geográfico português.
A BANTUMEN, focada na divulgação de narrativas afrodescendentes lusófonas, vai marcar o #MIA2023 com uma cobertura editorial exclusiva. Através de entrevistas, reportagens e roteiros, a plataforma vai promover e mapear a experiência afrodescendente de norte a sul do país. À margem do trabalho editorial no site da plataforma, este ano, a BANTUMEN decidiu integrar ao #MIA o projeto Multiculturalidades, uma série de eventos culturais multiartísticos que espelham a arte e talento de uma nova geração de artistas e artivistas. O Multiculturalidades é um projeto igualmente anual, que acontece ao longo de 12 meses (à excepção deste ano), e que conta nesta edição com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
No dia 16 de novembro, no Hotel Selina Secret Garden, convidamos a todos para duas sessões de cinema com Renata Torres e Fábio Silva. Renata é um nome de referência na cena artística da nova geração angolana. A artista vai apresentar Parto Rosa, o seu filme de estreia enquanto realizadora e que aborda problemas comportamentais de um casal e da própria sociedade. A película é inspirada no seu monólogo teatral, com o mesmo título, que esteve em palco durante cinco anos, em Angola. Quanto a Fábio Silva, de origens cabo-verdianas, vai apresentar Fruto do Vosso Ventre, que navega entre filmagens anteriores ao seu nascimento, da sua infância e adolescência. As imagens captadas pelo pai foram descobertas já em idade adulta por Fábio e deram início a uma investigação sobre os seus pais, para tentar compreender o trauma que viveu durante toda a sua vida.