Joacine Katar Moreira, Atija Assane e Manuella Bezerra de Melo
“Mulheres do Atlântico” é um clube de leitura que surgiu no ano de 2022 em Guimarães, a partir de uma inquietação relativa à Literatura que não pertence ao circuito canónico branco-europeu-masculino. Produções literárias que se moldam fora do centro e que são pouco divulgadas e discutidas: as Literaturas produzidas por pessoas negras, mais precisamente por mulheres negras, que são o foco deste projeto.
“Nossa Literatura” é um projeto que surge no âmbito do clube de leitura “Mulheres do Atlântico”, com o objetivo de aproximar autoras portuguesas afrodescendentes/africanas contemporâneas ao público leitor. Consideramos importante este contacto pois promove não apenas a divulgação individual das obras junto do público leitor nortenho, mas também possibilita a ocupação de espaços culturais por sujeitos e literaturas fora do cânone, portanto, descentralizados dos aparelhos culturais e institucionais.
“Nossa Literatura” quer dar a conhecer ao público a polivalência literária, social e histórica das produções literárias feitas por mulheres negras, sejam afrodescendentes ou africanas de língua portuguesa. Promover o diálogo com as tradições lusitanas e as tradições africanas que, entre outras tradições, contribuem para a formação diversa e múltipla da cultura portuguesa.
O projeto “Nossa Literatura” deseja dar um passo ao encontro desse mundo de possibilidades que é a literatura produzida por mulheres negras, abrindo espaço para apresentação das obras, discussão e partilha entre autoras e o público leitor.
O objetivo é construir espaços simbólicos em Guimarães onde a produção contemporânea de autoria negra portuguesa possa falar e ser ouvida.
Entrada gratuita até ao limite da lotação disponível.