Procurar
Close this search box.

Em alusão ao Dia do Pai, Ford dá dicas de condução defensiva

Os pais têm a grande responsabilidade de assegurar um bom ambiente para os seus filhos. Neste Dia do Pai, a Ford Motor Company, através da sua abordagem com visão de futuro na fabricação ambientalmente responsável e sustentável, oferece algumas dicas úteis. Estes conselhos não só são relacionados com a sustentabilidade do nosso ambiente, como também oferecem aos pais a oportunidade de viajar em grande estilo, ao volante de veículos como Ford Fusion, EcoSport, Fiesta e Escape.

– Tenta manter activa a função auto-stop. Esta função poupa combustível e reduz as emissões de CO2. As emissões de carbono estão classificadas como “gases de efeito-estufa” e estão directamente relacionadas com as alterações climáticas – especialmente com o aquecimento global.

– Faz uma condução segura e tranquila. Quanto mais agressiva a condução, maior o consumo. O programa “Habilidades de Condução para a Vida” – Driving Skills for Life (DSFL), da Ford Motor Company, é um programa de formação de condução responsável que promove a cultura da condução segura e eficiente entre os condutores. À medida que o preço dos combustíveis sobe e as preocupações ambientais aumentam, o DSFL ensina os condutores a conduzir de forma eficiente de modo a poupar combustível e a reduzir significativamente as emissões de gás de efeito estufa, poupando assim dinheiro e criando um ambiente melhor.

 – Mantém o lixo dentro do carro e elimina-o de forma responsável quando chegares ao teu destino. O lixo não só é desagradável à vista, como pode matar as plantas ou condicionar o seu crescimento, destruir áreas naturais e pode colocar em perigo a vida de seres vivos.

– Evita deitar restos de cigarros pela janela, sobretudo junto a zonas verdes que podem incendiar e transformar-se em incêndios de grandes proporções, destruindo animais, árvores e demais vegetação.

Fora de estrada

Aventurar-se fora da estrada implica grande responsabilidade. Ao andar fora dos trilhos pode danificar o ambiente envolvente, incluindo a fauna e a flora.

– A regra para a condução fora de estrada é abordar cada objecto o mais lentamente possível e tão rápido quanto necessário. Conduzir lentamente sobre um obstáculo minimiza o impacto do veículo sobre o terreno, e assegura que o risco de danos para a viatura e ocupantes é reduzido. Alguns obstáculos, como a lama e a areia, requerem um pouco mais de aceleração para assegurar o impulso e uma dose extra de velocidade para ultrapassar o obstáculo. Contudo, usa apenas a velocidade necessária e está sempre preparado para o que possa estar para lá do obstáculo. Fica atento a ninhos de aves ou a animais em repouso; é sempre aconselhável ir a pé verificar o que há para lá do obstáculo antes de avançar sobre ele.

– Em veículos 4×4, como a Ford Ranger, é aconselhável engatar a tracção às quatro rodas assim que sair de estrada. Isso assegura uma distribuição equilibrada de potência entre as rodas dianteiras e traseiras, uma melhor aderência às superfícies escorregadias, maior segurança na condução e reduzido impacto ambiental, uma vez que as rodas não estarão a girar livremente e a cavar sulcos não naturais no solo. Estes vão aumentar a corrosão e erosão potencial do solo quando chove. (Lembra-te de desengatar a tracção às quatro rodas quando regressares à estrada.)

– Para terrenos mais acidentados, engata o modo 4×4 de baixa rotação. Reduzir a velocidade do veículo, permite uma maior transferência binária às rodas motrizes e dá maior controlo, reduzindo o risco de levar com fragmentos e pedras do caminho. A modulação cuidadosa do acelerador evitará a rotação excessiva das rodas e a danificação do terreno.

– Esvazia os pneus enquanto conduzes em superfícies suaves, como a areia solta. Isso aumentará a superfície de contacto com a areia, o que significará que o pneu andará sobre ela e não cavará um buraco podendo ficar preso nele. Rodados profundos promovem uma maior erosão dos solos, sobretudo se a região for sujeita a fortes chuvadas.

– Conduz sempre em trilhos definidos. Nunca cries novas rotas ou percursos, uma vez que isso prejudica o equilíbrio ambiental que estás a explorar.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES