PUB
Anderson Rodriguez | DR
Anderson Rodriguez | DR

Anderson Rodriguez lança coleção Fênix, inspirada na sua vida

Anderson Rodriguez, estilista e designer de moda guineense radicado em Londres, lançou a coleção “Fênix”, com criações que celebram a sua cultura.

A nova linha do jovem estilista, que já teve a oportunidade de trabalhar com músicos, apresentadores de TV entre outras figuras de destaque, criou esta nova linha com a superação como inspiração. “Decidi chamar essa coleção de Fênix devido a tudo o que passei no ano passado. Muitos altos e baixos, foi como uma montanha russa. [A coleção] simboliza a vida e os seus ciclos, a esperança, o facto de que é preciso saber adaptar-se diante das situações adversas e renascer dando a volta por cima”, diz Anderson Rodriguez.

Com recurso a tecidos premium, cada peça foi pensada para ser usada em diferente ocasiões. Entre vestidos, conjuntos de túnicas e shorts, saias e blusas, o leque de opções é diverso.


“Esta coleção foi criada, desenhada, costurada e pintada por mim. Cada detalhe e cada peça tem o seu significado e em conjunto formam uma linda coleção. E com esta coleção Fênix quero demonstrar a dinâmica e a versatilidade da minha marca, elevar o nível e enfrentar as exigências atuais da indústria da moda”, diz-nos o designer.

“Penso sempre em criar peças de acordo com aquilo que pretendo atingir, porque inspiro-me em diferentes coisas. Na natureza, música, minha vida, pessoas que convivem comigo e na minha cultura. Tudo isso ajuda-me a fazer o meu trabalho da melhor forma. Um dos meus maiores sonhos é ver a Beyoncé e Barack Obama a usar as minhas criações”, sublinha Anderson.

A moda e o vestuário sempre foram algo que puxavam pelo interesse do designer desde muito cedo. Anderson Gomes Rodrigues, nascido a 4 de janeiro de 1994 na cidade de Bissau, formou-se no curso médio de Administração e Gestão de Empresas e, em 2012, rumou para o Senegal para dar continuidade aos estudos em Dakar.

De volta à Guiné-Bissau, começou a trabalhar como estagiário num dos bancos da capital. No meio da jornada bancária percebeu que aquela carreira não era o que queria e decidiu trilhar seu caminho no mundo da moda.

Em 2017 criou e lançou a marca (A/R) Anderson Rodriguez, no Centro Cultural Brasileiro em Bissau. Ainda no mesmo ano, realizou o seu primeiro desfile na capital do país, no Azalai Hotel. Depois do desfile recebeu convite para participar no primeiro evento de moda da AEGBS no Senegal.

Em 2018, o estilista e designer participou da primeira edição do “Bissau Fashion Weekend” realizado no Ledger Plaza Hotel, onde apresentou a “Nô Balur” [o nosso valor traduzido do crioulo guineense], uma coleção feita com o tecido típico da Guiné, o Pano de Pinti.

Em novembro do mesmo ano, realizou o segundo desfile intitulado Wakanda, no hotel CEIBA, Bissau, com a presença de quase 300 pessoas. No ano seguinte, 2019, foi premiado como Melhor Estilista Masculino no Best Of Guiné-Bissau Awards. Essa premiação impulsionou e deu grande visibilidade à sua marca.

Em julho de 2021 participou no “African Festival Diáspora”, em Milton Keynes, Inglaterra. Já no ano passado, participou pela segunda vez consecutiva num dos eventos mais importantes da moda em Londres, London Fashion Week 22, onde apresentou a coleção Royalty. Mais recentemente, recebeu duas nomeações, pela Creative industry Awards, na categoria Best Designer, e também foi nomeado Menswear Designer of the Year, na Gala Africa Fashion Awards.
Em abril, Anderson Rodriguez realizou o seu primeiro desfile internacional em Londres, com o título Versátil, com uma coleção cheia de cor e conforto para um verão com muito estilo. A linha foi inspirada em reis e rainhas africanos, realçando a ancestralidade e dando valor à história negra.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB