Procurar
Close this search box.

António Ole expõe “50 Anos- Passado, Presente e Futuro”

António Ole

Um dos maiores artistas contemporâneos de Angola está a expor na galeria Banco Económico. “50 Anos- Passado, Presente e Futuro” é uma celebração, e uma homenagem, do Banco Económico ao meio século de carreira de António Ole.

A mostra de arte integra cerca de 40 obras – entre pintura, desenho, instalação e fotografia- cria uma retrospectiva com algumas das peças mais emblemáticas dos primeiros anos de trabalho de António Ole e apresenta, também, diversas obras recentes e inéditas. A exibição de arte é inaugurada a 26 de Abril e fica patente até ao dia 14 de Junho, na Galeria Banco Económico.

Para assinalar os 50 anos da sua carreira, António Ole apresenta mais de 40 obras numa exposição de arte que pretende constituir uma ligação umbilical entre as obras do passado e do presente, numa narrativa visual que evolui ao longo do percurso do artista. A mostra é constituída por duas secções. Uma sobre o passado, com uma visão retrospectiva das suas obras, e outra com peças mais actuais e inéditas.

Para a exposição “50 Anos- Passado, Presente e Futuro”, o artista selecionou cerca de 18 peças retrospectivas, algumas realizadas antes de 1985, e que marcaram o início do seu percurso artístico. Desta fase de trabalhos anteriores constam também algumas obras emblemáticas da série ” Paisagem Vertical” – técnica mista sobre papel – e duas peças do início do projecto “Hidden pages stolen bodies”, com técnica mista sobre papel e sobre tela.

Outra obra a destacar é o tríptico Ana Mwa Zanga – acrílico e colagem sobre serigrafia e folha de ouro – do projecto “Ínsula”, um processo criativo ainda em curso, que resulta de uma reflexão filosófica, religiosa, cultural e linguística sobre nove Ilhas, ao longo do continente africano. Neste exercício extrapolam-se as influências da insularidade na construção dos imaginários culturais, e foi neste contexto que António Ole se inspirou no conceito “Ana Mwa Zanga”, que traduzido do quimbundo significa “pessoas que pisam a água do mar”.

As restantes obras são mais recentes e, na sua maioria, inéditas. Nesta vertente, a exposição integra trabalhos com diversas técnicas mistas, sobretudo desenho, uma instalação de 50 aguarelas, pintura- acrílico e pigmentos sobre tela- e três projectos de fotografia, em caixa de luz, inspirados nos resquícios das memórias do artista sobre as suas passagens por Veneza, uma paisagem urbana particularmente marcante e inspiradora para António Ole. Entre as obras inéditas nesta mostra destacam-se várias novas criações realizadas entre 2018 e 2019.

A exposição” 50 Anos- Passado, Presente e Futuro” conta ainda com a exibição do documentário “Ole António Ole”, sobre a vida e obra do artista, da autoria de Rui Simões.

Para além desta exposição, o Banco Económico está também a produzir uma edição limitada de um livro sobre os cinquenta anos de carreira de António Ole, para ajudar a criar mais uma memória intemporal sobre o trabalho deste artista maior de Angola.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES