PUB
Apolinário Mendes de Carvalho | Foto: Vasco Santos
Apolinário Mendes de Carvalho | Foto: Vasco Santos

Apolinário Mendes de Carvalho lança obra que reflete sobre intervenção externa nos Estados africanos

Apolinário Mendes de Carvalho, embaixador da Guiné-Bissau em Angola e também autor, vai lançar no dia 13 de abril a sua nova obra, Fragilidade dos Estados e os desafios da (re) construção e da cooperação. Sob a chancela da Nimba Edições, o evento de apresentação vai acontecer na sede da CPLP, em Lisboa.

No livro, o autor reflete sobre a (re)construção dos Estados africanos com profundas fragilidades, no panorama internacional.

Na sinopse do livro, lemos que “as contradições e fraquezas das agendas de intervenção externa, particularmente do statebuilding, e o debate sobre o paradigma do Estado para os países com profundas fragilidades merecem atenção. O enfoque é colocado na fragilidade dos Estados em África, argumentando-se que podem ser explicadas, simultaneamente, por fatores endógenos e exógenos, ou seja, pelas dinâmicas internas de poder, construções e experimentações políticas, trajetórias históricas e consequências das intervenções externas que provocaram ou aceleraram a (des)construção e o disfuncionamento das instituições políticas, sociais e económicas. As consequências das intervenções externas sobre o aumento da fragilidade dos Estados merecem particular atenção, num exercício de análise dos impactos das reformas económicas neoliberais e dos efeitos da liberalização política e democratização sobre a estabilidade, segurança e desenvolvimento em África”.

Nas palavras de Carlos Lopes, economista, professor e autor guineense, a obra Fragilidade dos Estados e os desafios da (re) construção e da cooperação é “uma leitura elucidativa da complexidade que países como a Guiné-Bissau vivem em termos de escolhas de políticas de desenvolvimento num mundo assimétrico e desigual. Para os que se interessam sobre a natureza das várias crises que enfrentam esta é uma explicação sucinta dos fatores externos e da sua interconexão com a realidade local. Um esforço meritório e consequente da parte de um diplomata experimentado e engajado”.

Apolinário Mendes de Carvalho é doutorado em Ciência Política, na especialidade Relações Internacionais, pelo ISCTE-IUL, Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG-Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais e Direito Internacional da Universidade de Kiev/Ucrânia. Docente universitário e ex-Reitor a.i. da Universidade Católica da Guiné-Bissau. Diplomata sénior, com mais de trinta anos de carreira. Ao longo da sua carreira desempenhou várias funções na diplomacia guineense, entre as quais, Embaixador da Guiné-Bissau junto da União Europeia e do Sistema das Nações Unidas em Genebra, Embaixador nos países BENELUX e Suíça, e Representante Permanente junto da CPLP durante a Presidência pro- tempore da Guiné-Bissau. É autor do livro “Política Externa da Guiné-Bissau Face aos Novos Paradigmas nas Relações Internacionais”.

Com entrada livre, o lançamento da obra acontece no dia 13 de abril, no Palácio do Conde de Penafiel, sede da CPLP (Lisboa).

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB