Fortnite Mobile foi retirado da App Store, loja de aplicativos (iOS), nesta quinta-feira, 13. Parece que a empresa de Cupertino não gostou da app ter desenvolvido um sistema próprio de pagamentos.
O download foi barrado pela Apple após a desenvolvedora Epic Games inserir sua própria forma de pagamento no jogo, antes mesmo de ser revisado ou aprovado pela Apple.
A Apple afirma, em comunicado, que a Epic concordou com as regras da App Store em primeiro lugar, o que permitiu a disponibilização de Fortnite na plataforma.
Com esta atitude, a Apple entendeu que a Epic Games estaria passando por cima dos serviços já estabelecidos e oferecidos pela empresa de Tim Cook, para além de ter conseguido contornar a taxa obrigatória de 30% exigida pela empresa para todos os desenvolvedores de apps.
Here’s what signing into @Fortnite on my iPad looks like right now… https://t.co/p4StyIg0SK pic.twitter.com/CaIKF1cr1H
— Brian Tong (@briantong) August 13, 2020
A empresa não revelou ainda por quanto tempo este banimento poderá durar.
De acordo com a fabricante, esta prática vai contra as regras da loja, que prevê que qualquer aplicativo digital precisa usar o próprio sistema de pagamento da Apple e ainda passar 30% dos lucros.
Com a nova opção, a desenvolvedora estaria com todo o lucro provindo de transações.
Apple Removes Fortnite From App Store https://t.co/9RbFjE4MIZ by @julipuli pic.twitter.com/tvHSIlA21P
— MacRumors.com (@MacRumors) August 13, 2020
Desta feita, a Epic Games desafiou o monopólio da App Store. Em jeito de retaliação, com esta medida, a Apple bloqueou Fortnite de aproximadamente um bilhão de dispositivos.
Epic Games has filed legal papers in response to Apple, read more here: https://t.co/c4sgvxQUvb
— Fortnite (@FortniteGame) August 13, 2020
Em reposta, a desenvolvedora Epic Game acusa a Apple de ter o monopólio no que toca a pagamentos dentro das apps vendidas na App Store do iOS, fazendo com que os developers concordem com a impossibilidade de oferecer outros meios de pagamento aos seus utilizadores, como acontece, por exemplo, no sistema operativo macOS.
A Epic vai mais longe e diz que a Apple sendo o intermediário entre consumidores e criadores, mas também sendo a única entidade que processa os pagamentos de vendas in-app, tem o poder de cobrar uma taxa “exorbitante” de 30% de todas as compras feitas in-app.
Este episódio acontece no momento em que existe um grande consumo no mercado de games, com a Epic Games avaliada em mais de 17 bilhões de dólares em agosto de 2020.
O Fortnite é um dos símbolos desse sucesso, depois de faturar 1 bilhão de dólares em 10 meses em 2018, mesmo sendo um jogo gratuito.
Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.