Procurar
Close this search box.

Arquiteturas Film Festival: “Ar Condicionado” – O Matacedo de Fradique

Geração 80
Ar Condicionado, filme de Fradique | Geração 80

Foi o filme vencedor na categoria de ficção e levou o prémio para Angola. O enredo de Ar Condicionado é familiar para quem vive e trabalha na Baixa de Luanda. Passei muito tempo naquele quarteirão e nuns mais abaixo até ao Baleizão. 

Numa primeira fase, quando vivia na Maianga e depois quando me mudei para Talatona e tinha de fazer tempo para subir, que na realidade é descer para Luanda Sul, rever o prédio do Hotel Globo animou e as saudades aumentaram. 

A História de Matacedo e Zezinha é o lugar comum da maioria dos luandenses que vivem e trabalham na cidade. As secretárias do lar que vêm todos os dias de táxi dos arredores da cidade, os meninos de rua que se batem e insultam por uma oportunidade de levar ou carregar alguma coisa para a sua sobrevivência e uma violência que, vista à lupa, é apenas a única condição que os mantém vivos e ativos.

Matacedo, a personagem principal e veterano de guerra, é um guarda como tantos outros que vive no prédio onde trabalha e que, se lhe perguntarmos se tem folgas, não nos vai responder. Isto já sou eu a divagar como o filme nos faz entrar numa realidade e imaginário paralelos.

Ar Condicionado e os seus mistérios é a pura verdade da realidade que a cidade de Luanda se tornou. Um espaço sufocado por estas máquinas que, de certeza já causam mudanças climáticas ao próprio ecosistema e nunca se vai pensar nisso num futuro próximo, já que a ambição desmedida é possuí-los. 

Aí entra o Kota Minó, outro veterano que herdou aquela loja do tempo colonial e nos faz viajar pelo mundo da fantasia de nós todos. Aquele que era para ser. 

Valores, sonhos e frustração, com uma banda sonora incrível de Aline Frazão. Não era para rimar, mas aconteceu. 

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES