PUB
Biblioteca Nacional de Moçambique
Biblioteca Nacional de Moçambique

Casas culturais em Maputo unem-se para celebrar a arte em setembro

De 13 a 19 de setembro, realiza-se em Maputo a segunda edição do Festival Gala Gala. Um evento que resulta da união dos vários centros culturais da capital moçambicana em celebração da criatividade, promoção e apoio aos artistas.

No total, serão 18 eventos a decorrer nos espaços 16 Neto, Centro Cultural Franco Moçambicano (CCFM), Fundação Fernando Leite Couto (FFLC), Centro Cultural Moçambicano-Alemão (CCMA), Centro Cultural Brasil Moçambique (CCBM), Camões- Centro Cultural Português, Associação Kulungwana, Museu Mafalala e na Embaixada de Espanha. No alinhamento está um encontro com a literatura, música, teatro, artes visuais, audiovisual e multidisciplinar. A abertura do festival acontece com a exposição Kathla-viagem do plástico, no Kulungwana e música na Embaixada de Espanha com a banda Basadi Ma Mintsu e os Meninos da Minerva em “O Njinjiritane de D. Quixote”.

Já no segundo dia, as atenções estarão viradas para o CCBM e CCFM com a apresentação das artes visuais da coleção “Três Dimensões: Percursos, Densidades e Possibilidades”, e para o Camões que terá a performance audiovisual e musical “Muva: i’mad3in(e)ri”.

O terceiro e quarto dia, a gala gala escalará a FFLC e 16 Neto para apresentação da oficina de ficção narrativa monitorada pelos editores Celso Muianga e Sandra Tamele, escritor Marcelo Panguana com “Os Olhos Deslumbrados: ficções sobre os mercados”, e musical com a cantora e compositora Vanizze.

Nos dias 16 e 17, os pontos altos serão a exposição fotográfica “Outros/Others” de Douglas Condza no Camões; exibição da peça teatral Carne de Mulher, de Dario Fo com adaptação e encenação de Evaristo Abreu no CCBM; uma apresentação musical de Radjha Ali e Tufo da Mafalala, no CCMA e vai ser possível assistir a uma mostra do documentário Kurika No Kulungwana e Sarau Literário do Incluarte, no 16 Neto. No CCFM, os artistas Tina Kruger, David Aguacheiro, Nandele Mauni, José Jalane também vão fazer as suas respetivas apresentações artísticas.

Entre várias outras apresentações artísticas que vão decorrer, os eventos terão também a sua transmissão online através das páginas dos respetivos centros culturais.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB