PUBLICIDADE

BantuLoja

10 de junho é dia de luta anti-racista em Portugal

10 de Junho de 2024
10 de junho é dia de luta anti-racista em Portugal

Partilhar

Esta segunda-feira, 10 de junho, realiza-se em Lisboa uma manifestação contra o racismo, promovida por várias organizações e coletivos em defesa da igualdade. Este evento é designado como “um dia de luta contra o racismo” e visa recordar todas as vítimas de racismo em Portugal.

A Frente Anti-Racista, uma das cinco entidades organizadoras, emitiu um comunicado apelando a uma mobilização geral para a defesa dos direitos dos indivíduos marginalizados e oprimidos. Entre os organizadores encontram-se também a Associação Desportiva e Recreativa “O Relâmpago”, o Conselho Português para a Paz e Cooperação, a União de Sindicatos de Lisboa e o movimento Vida Justa.

A escolha da data, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é significativa. Historicamente, o 10 de junho foi marcado pela ditadura como “dia da raça”, promovendo ideais de supremacia branca e colonialismo, e mais tarde como o dia das Forças Armadas, durante a Guerra Colonial, perpetuando a glorificação da violência militar e da opressão colonial.

Os organizadores enfatizam a importância de combater o racismo sob uma perspectiva anticolonial e anticapitalista, exigindo justiça para todas as vítimas de racismo, seja direto ou indireto, e prometem persistir na construção de um mundo onde prevaleçam a dignidade e a igualdade.

A manifestação, com apelo subscrito por 35 organizações, também destaca a violência direta e a discriminação enfrentadas por muitas pessoas racializadas em Portugal, responsabilizando forças políticas reacionárias, capitalistas financiadores, e meios de comunicação que promovem discursos racistas e xenófobos.

A memória de várias vítimas de racismo será honrada, incluindo Alcindo Monteiro, assassinado por um grupo neonazi em 1995, “Bruno Candé, Cláudia Simões, Musso, Elson Sanches “Kuku”, Nuno Manaças Rodrigues “Mc Snake”, Carlos Reis, Wilson Neto, Luís Giovani Rodrigues, Ihor Homeniuk, António Pereira (Xuati), Gurpreet Singh, Ademir Araújo Moreno, ou os seis da esquadra de Alfragide“.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile