2020 foi inusitado em mais do que uma maneira e tal vicissitude repercutirá por décadas. As ondas repetidas de confinamento tiveram um efeito devastador na economia mundial, com a paralisia de indústrias inteiras, disrupção em cadeias de aprovisionamento e uma diminuição brusca na procura de comodidades que suportam economias nacionais.
No meio deste caos destrutivo, campos económicos tiveram performances admiráveis, com algumas multinacionais a atingirem taxas de crescimento recorde (como a Netflix, que adicionou 26 milhões de subscritores nos primeiros seis meses de 2020) e outras passando de cotações nos milhares de dólares a cotações bilionárias em meses (Zoom foi uma dessas histórias de sucesso de 2020).
As particularidades da pandemia criaram situações e necessidades económicas que oferecem oportunidades de negócio quer para empresas já existentes quer para novos negócios à procura de nichos para explorar ou de se integrarem em indústrias do futuro.
Digital é essencial: no momento de restrição de movimento, o mundo digital teve um momento transformativo, passando de opcional para obrigatório em quase todos os aspectos da sociedade. A presença online dos negócios é hoje necessária, seja para brand awareness, serviços complementares ou mesmo uma expansão da atividade, como vendas a domicilio. Há oportunidade para consultores no campo de gestão da presença online, serviços acessórios a vendas online e infraestrutura para entregas.
Do global ao local: quando as viagens internacionais tiveram de ser forçosamente paralisadas para evitar a propagação do vírus, cadeias de produção e/ou comerciantes que dependiam de materiais ou produtos importados viram-se confrontados com a dificuldade que a dependência em produção internacional cria. O movimento pós pandemia está definitivamente voltado para uma cadeia de aprovisionamento mais local, criando uma oportunidade para empresários locais que queiram servir outras empresas com produtos geralmente importados.
Crédito: a resposta de muitos governos perante as quedas na procura e consumo na economia, em geral, tem sido apoios em forma de créditos para socorrer negócios em queda e garantir a sobrevivência de indústrias bem como (em linha com o ponto anterior) dar um impulso a segmentos que são aprovisionados por meio de importação no sentido de os substituir. Há oportunidades para empresas que queiram expandir ou iniciar a sua atividade para um ramo que esteja a receber particular atenção e apoio monetário.
Responsabilidade social: paralelo à pandemia em 2020, aconteceram movimentos sociais que representaram outro momento transformativo no paradigma mundial. As corporações passaram a ter a necessidade de se posicionar no que diz respeito a movimentos sociais que estão intrinsecamente ligados com a identidade pessoal dos indivíduos. Sejam questões ambientais, equidade racial e/ou dos géneros, apoio às comunidades locais, empresas devem procurar conectar-se a causas importantes ou arriscar cair no esquecimento. Estes posicionamentos criam oportunidades para consultoria pois exigem equipas dedicadas ao assunto, para garantir a autenticidade do posicionamento de uma maneira que alinhe os valores da empresa a movimentos de maneira natural e credível.
Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.
Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.