Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Nancy Vieira e o coletivo Acácia Maior sobem ao palco do Club B.Leza, em Lisboa, no dia 1 de abril, como parte do ciclo de concertos "Inquietação". Este espetáculo, que celebra os 50 anos da independência de Cabo Verde, propõe ser um momento de exaltação cultural e de reflexão sobre a identidade cabo-verdiana. O evento insere-se numa série de apresentações que destacam artistas que desafiam e exploram novas formas de expressão musical.
A colaboração entre Nancy Vieira e Acácia Maior nasceu de uma empatia natural e de uma admiração mútua."Empatia, simpatia, admiração. Conforto no convívio uns com os outros. Depois, amizade. Foi sentido e depois pensado como fazer", explicou Nancy, sublinhando a sinergia entre os artistas. Henrique Silva acrescentou que este trabalho conjunto celebra a amizade e o amor pela música cabo-verdiana.
O repertório do espetáculo foi selecionado para incluir músicas que dialogam com o movimento de libertação de Cabo Verde, mas também canções que abordam a identidade cultural de forma mais ampla. "Tentámos fugir um bocadinho desses grandes clássicos, apesar de irmos tocar um ou dois. Mas tentámos procurar também canções que nos digam alguma coisa", revelou a interprete. Para o compositor, as músicas selecionadas abordam temas como a luta pela independência e a exaltação da cultura cabo-verdiana, mesmo que não mencionem diretamente palavras como "libertação" ou "soberania". "De uma forma direta ou indireta, sempre que fazemos música abordamos esse tema de alguma forma", frisou.
O espetáculo incluirá novos arranjos que respeitam a tradição, mas procuram inovar. "Queremos continuar essa tradição respeitando-a, mas claro, tentando inovar de alguma forma, fazer uns arranjos na forma como vamos interpretar e na ligação entre as músicas. Queremos pôr algumas surpresas no meio para o público sentir essa vibração". Entre as novidades está o tema inédito "Poema Rabelado", composto por Henrique Silva e estreado neste concerto.
O ciclo de concertos "Inquietação", promovido pela produtora Ao Sul do Mundo, tem como objetivo criar um espaço de partilha e descoberta musical. Além de Nancy Vieira e Acácia Maior, o ciclo inclui outros artistas e projetos que exploram cruzamentos de géneros musicais e questionamentos culturais.
A apresentação dos artistas será marcada por um formato intimista e minimalista. "É um espetáculo intimista e minimalista, estamos muito ansiosos para dar luz a este projeto". Mais do que isso, representa a forma “despretenciosa” como três amigos se juntaram para fazer aquilo que melhor sabem: criar, compor e interpretar. Para Vieira, “quando há verdade no palco, unifica-se" e esse sentimento de comunhão é algo que os artistas esperam replicar em futuras apresentações em Cabo Verde. "Faz todo o sentido também fazer [o concerto] em Cabo Verde", disse Henrique, expressando a esperança de que o espetáculo em Lisboa desperte convites para atuar no arquipélago.
Embora o público em Portugal seja diversificado, incluindo cabo-verdianos, portugueses e pessoas de outras nacionalidades, em Cabo Verde há uma compreensão mais profunda das letras e das músicas. Henrique destacou que, nesse contexto, o concerto terá uma receção ainda mais especial: "Vamos estar juntos no palco e numa plateia de pessoas, mas vamos estar juntos. A palavra é comunhão".
A música tem sido uma forma central de expressão cultural em Cabo Verde, especialmente no período pós-independência. "A maior riqueza que realmente temos como nação é a nossa música. É um grande símbolo, que leva o nome de Cabo Verde ao mundo afora", assume Henrique. Nancy complementa, afirmando que, após 1975, houve uma explosão de produção musical, consolidando ainda mais essa tradição.
Além do espetáculo, Acácia Maior e Nancy Vieira têm projetos futuros em mente. Nancy continua a explorar as possibilidades do seu último álbum, "Gente", lançado há um ano. Já o coletivo Acácia Maior trabalha em novos projetos e na divulgação do álbum "Cimbron Celeste", que recentemente ganhou uma edição em vinil.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024