Afrika Aki celebra a memória do Clube Monte Cara, de Bana, no B.Leza

12 de Fevereiro de 2025
Afrika Aki Bana BLeza

Partilhar

No dia 11 de abril de 2025, às 22h30, o B.Leza, em Lisboa, recebe mais uma edição do Afrika Aki, evento que resgata a memória e influência do icónico Clube Monte Cara, um dos mais importantes epicentros da cultura africana na capital portuguesa.


Fundado em 1976, na Rua do Sol ao Rato, e idealizado pelo lendário Bana, o Monte Cara foi um verdadeiro trendsetter da modernidade musical de Cabo Verde, palco de artistas como Cesária Évora, Paulino Vieira, Armando Tito e Celina Pereira. Agora, quase cinco décadas depois, o legado deste espaço será recriado numa noite de homenagem e celebração da herança musical africana em Lisboa.


O evento contará com atuações especiais de Micas Cabral, uma das vozes mais marcantes da Guiné-Bissau e vocalista da banda Tabanka Djazz; Mário Marta, uma das grandes revelações da nova música cabo-verdiana e premiado pelo seu primeiro disco, que inclui o funaná "Aguenta", com participação de Lura; e Chalo Correia, cantautor angolano cujas influências vão desde Ngola Ritmos, David Zé, Urbano de Castro até Kiezos.


Além das performances, Afrika Aki assinala também a celebração dos 50 anos das independências africanas, unindo gerações na recriação da Banda Monte Cara, que junta veteranos do Clube Monte Cara a músicos da nova cena musical africana.


Lisboa, cidade de encontros e fusões culturais, serve de pano de fundo para esta viagem musical única, onde um angolano toca morna, um cabo-verdiano toca gumbé e um guineense toca semba. Este espírito de partilha e troca cultural define o Afrika Aki, um evento que traz de volta às noites inesquecíveis que marcaram o Monte Cara, onde os ritmos africanos embalavam madrugadas inteiras.


O Afrika Aki é não só um espetáculo, como também uma celebração da identidade musical africana em Lisboa, um espaço onde tradição e modernidade se encontram, honrando um legado que ecoa até aos dias de hoje.


Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile