Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Por
Partilhar
X
O Amapiano nasceu nas townships de Johanesburg e teve um “boom” em termos de popularidade nos últimos cinco anos, estando entre os cinco ritmos mais tocados na África Austral. Agora, o estilo de dança e música começa também a agradar em paragens europeias e asiáticas.
Muito parecido com o Gqom, o Amapiano é um estilo musical sul-africano nascido do “Kwaito” , que tem as suas raízes no afro-pop e na herança musical tradicional zulu.
Fortemente influenciado por batidas do Groove do Deep House e o ritmo sul-africano do Kwaito, o amapiano cruza-se também com um piano e percussão inspirada no House Bacardi. Uma particularidade é o facto de a sonoridade ser um groove lento e profundo, com um estilo vocal repetitivo e cru e com um flow jazz.
Apesar de suas origens sul-africanas, artistas, DJs e produtores de países como a Nigéria, Botsuwana, Gana e outros cantos de África, têm contribuido e ajudado na divulgação e evolução do Amapiano.
Para te introduzires ao Amapiano, sugerimos que comeces com MFR Souls, com a faixa “Love You Tonight”. Nela podemos perceber que os vocais são próximos aos encontrados na música pop norte-americana, mas o uso de sintetizador de piano básico e a percussão dão à música seu próprio som único.
Um dos outros nomes a reter do estilo é Sha Sha, artista zimbabueana, nascida em Harare e que vive agora na África do Sul.
Sha Sha colabora com os principais produtores do género, como DJ Maphorisa, Kabza De Small e MFR Souls e em 2020 foi indicada para os BET Awards, na categoria Artista Revelação Internacional.
Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.
Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja