"Best of" das artes visuais africana e afrodiaspórica em Portugal em 2024

22 de Dezembro de 2024
best of das artes 2024
“Inner Spirits and Outer Landscapes,” a primeira exibiçãocom curadoria da FAS Collection no Hangar, em Lisboa. 2024 ©Ana Garrido

Partilhar

Depois de três edições, a BANTUMEN volta a revelar a Best of das Artes, lista onde apresentamos as melhores exposições de artes visuais de artistas racializadas/os em Portugal.


À semelhança dos anos anteriores, a lista foi concebida por uma equipa internacional de curadores, artistas e consultores de arte contemporânea baseados em Portugal, como a luso-caboverdiana Melissa Rodrigues, a dominicana-norte-americana Sarah Lewis-Cappellari, o sul-africano Jabulani Maseko, o canado-trinitário James Oscar Jr e a germano-ganiana Ekua Yankah.


O destaque do calendário de 2024 foi, sem dúvida, o Pavilhão de Portugal na 60.ª Bienal de Veneza, Greenhouse, com a participação de três artistas-curadoras afrodescendentes: Mónica de Miranda, Sónia Vaz Borges e Vânia Gala. Greenhouse definiu o tom para o futuro das exposições, adotando uma abordagem não hierárquica, interdisciplinar e colaborativa, inspirada no Jardim Crioulo de Édouard Glissant. O programa incluiu curadores e artistas de renome internacional em conversas dentro e em torno do pavilhão, além de eventos satélite realizados no Porto, como o lançamento do catálogo Greenhouse no Cinema Batalha.


Em homenagem a Veneza, a lista deste ano inclui Jardim Crioulo - Processo, uma exposição que documenta o desenvolvimento do pavilhão, apresentada n’O Instituto, no Porto. As restantes exposições selecionadas para a lista dos melhores de 2024 são de instituições que não figuraram em listas anteriores.


Em Lisboa, foram destacadas seis exposições, incluindo a mostra da pintora afro-brasileira Panmela Castro na Galeria Francisco Fino, a exposição de esculturas do nigeriano-americano Dozie Kanu no Lumiar Cité e a primeira exibição de obras da coleção privada de arte africana contemporânea da Forward Art Stories Foundation.


Outros destaques incluem Álbuns de Família, uma exposição com fotografias pessoais doadas por famílias africanas residentes na Grande Lisboa, com curadoria de Inocência Mata e Filipa Lowndes Vicente, no âmbito das comemorações do 50.º aniversário da Revolução dos Cravos, no Padrão dos Descobrimentos. Também em destaque está Actuações, com curadoria de Henrique J. Paris, no KUBATA, sendo a primeira vez que um espaço expositivo na Linha de Sintra é incluído na lista.


Merece igualmente reconhecimento Por quanto tempo terei de nadar?, de Sara Fonseca da Graça e Petra.Preta, com curadoria de Melissa Rodrigues, na Galeria da Boavista. Esta é a primeira exposição individual nas Galerias Municipais de Lisboa com uma dupla de artista-curadora de ascendência cabo-verdiana.


No Porto, foi selecionada Ancestral Waters, a primeira exposição individual em Portugal do pintor afro-brasileiro Matheus Marques Abu, de 27 anos, no âmbito do projeto Cave Space da Galeria Nuno Centeno.


Na Bienal Anozero, em Coimbra, o destaque foi uma instalação sem título do artista angolano Yonamine. Já a exposição de verão na Casa da Cultura da Comporta, com curadoria de Nancy Dantas, apresentou artistas afro-brasileiros, sul-africanos e afro-americanos, como Alberto Pitta, Efrain Almeida, Igshaan Adams e Leonardo Drew, marcando a quarta edição de uma colaboração iniciada pela galeria brasileira Fortes D’Aloia & Gabriel.


Duas menções honrosas completam a lista: a exposição coletiva Black Ancient Futures, com 11 artistas internacionais, curada por Camila Maissune e João Pinharanda no MAAT Lisboa, com a instalação de Jota Mombaça disponível gratuitamente no jardim do MAAT até março de 2025; e Obi Li, delicada exposição escultórica de Jacira da Conceição, no espaço independente Verão, em Lisboa.


Em resumo, os curadores desta lista acreditam que muitas das exposições de menor escala estão a moldar o presente e o futuro da agenda curatorial em Portugal. Um agradecimento especial é dirigido a Paula Nascimento.


PUBLICIDADE

Landrick

Lisboa

Panmela Castro. Do Jardim, Um Oceanocom curadoria de Igor Simões, na Galeria Francisco Fino

best of das artes 2024

Panmela Castro, Do Jardim, um Oceano, 2024 | Installation view at Galeria Francisco Fino


Dozie Kanu. Preenchendo Vazios, no Lumiar Cité

best of das artes 2024

© Dozie Kanu

Sara Fonseca da Graça - Petra Preta. Por quanto tempo mais terei de nadar? Com curadoria de Melissa Rodrigues, na Municipais de Lisboa

best of das artes 2024

Sara Fonseca da Graça – Petra Preta; Manchê Bom; 2024; Acrílico, cianotipia, pigmento sobre tecido e instalação sonora; Dimensões variáveis 4 elementos; Cortesia da artista. © Bruno Lopes


Helena Uambembe, Sandra Poulson, Kapwani Kiwanga, Zanele Muholi, Yinka Shonibare, Dawit L. Petros, Tuli Mekondjo, Dimakatso Mathopa. Inner Spirits and Outer landscapes, com curadoria de Mistura Allison obras da coleção de Forward Art Stories, no Hangar

best of das artes 2024

DR

(Exposição Coletiva) Álbuns de Família: Fotografias da Diáspora Africana na Grande Lisboa (1975-hoje) com curadoria de Filipa Lowndes Vicente e Inocência Mata, no Padrão dos Descobrimentos

best of das artes 2024

DR

(Exposição Coletiva) Carolina Elis, Edvânia Moreno, Roque G, Sarita Ferreira e Vania Andrade. Acentuações com curadoria de Henrique J. Paris, na KUBATA - Casa de Potencialização Artística na Linha de Sintra

best of das artes 2024

DR



Porto




(Exposição Coletiva) Alex Kirschstein, Ivo Tavares, Studio Monica de Miranda, Paulo Moreira Architectures, Paulo Palma. Jardim Crioulo - Processo. O Instituto, Porto.

best of das artes 2024

A exposição “Jardim Crioulo - Processo” oferece uma visão única sobre a conceção e desenvolvimento do projeto expositivo de “Greenhouse” (@greenhouse_2024), representação portuguesa na 60.ª Exposição Internacional de Arte

Matheus Marques Abu. Ancestral Waters: Longing for Mother(land). Galeria Nuno Centeno. The Cave Project Space (Porto) em colaboração com Galeria Karla Osorio (Brasília, BR)

best of das artes 2024

DR



Outras cidades


Yonamine. Instalação (sem título). Anozero - Bienale de Arte Contemporânea de Coimbra

best of das artes 2024

DR

(Exposição Coletiva) Alberto Pitta, Effrain Almeida, Igshaan Adams, Leonardo Drew, Marina Rheingantz. Stirring the Pot, com curadoria de Nancy Dantas, na Casa da Cultura de Comporta

best of das artes 2024

DR



Menção Honrosa 2024


Baloji, April Bey, Jeannette Ehlers, Lungiswa Gqunta, Evan Ifekoya, Kiluanji Kia Henda, Nolan Oswald Dennis, Gabriel Massan, Jota Mombaça, Sandra Mujinga e Tabita Rezaire. Black Ancient Futures, com curadoria de Camila Maissune e João Pinharanda. MAAT Lisboa

best of das artes 2024

DR

Obi Li, de Jacira da Conceição na Verão (Lisboa)

best of das artes 2024

@Joana Garrido

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile