Lisboa ganha nova biblioteca dedicada à cultura cabo-verdiana

25 de Abril de 2025
biblioteca cccv Lisboa

Partilhar

A partir do dia 2 de maio, Lisboa passa a contar com um novo espaço de encontro com as letras, a memória e a criatividade de Cabo Verde. A Biblioteca do Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, será inaugurada às 16h, numa cerimónia integrada nas celebrações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP e no arranque das comemorações dos 50 anos da independência do arquipélago.


O novo espaço é pequeno em tamanho, mas gigante em propósito. Pensado como um ponto de encontro entre gerações, saberes e ideias, a biblioteca vai disponibilizar livros, revistas, jornais, conteúdos multimédia e materiais de pesquisa ligados ao universo cabo-verdiano e lusófono. Tudo com acesso gratuito.


Mas não se trata apenas de estantes com livros. O espaço propõe-se ser um lugar vivo, com clubes de leitura, lançamentos de obras, debates culturais e encontros literários. Uma espécie de laboratório de ideias onde se pensa, se conversa e se celebra a diversidade.


Além disso, há planos para digitalizar o acervo e ligar a biblioteca a outros centros culturais, dentro e fora de Portugal. A ideia é criar pontes, abrir caminhos e facilitar o acesso à cultura para mais pessoas, em mais lugares.


A Embaixada de Cabo Verde, responsável pelo CCCV, sublinha que este é um momento simbólico que reforça o papel da cultura e da língua como bases da identidade e da liberdade cabo-verdiana. Um espaço feito para quem quer conhecer mais, pensar diferente e sentir-se em casa nas palavras.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile