Blaya apresenta “Lado B”, o seu novo álbum a solo

9 de Abril de 2025
Blaya Lado B

Partilhar

Blaya,cantora e compositora, lança a 9 de abril o seu novo álbum de estúdio, Lado B, uma edição da Boogaloo Entertainment com distribuição digital em todas as plataformas e edição física em vinil. O trabalho surge como uma nova etapa na trajetória da artista, que tem explorado diferentes sonoridades desde o início da sua carreira a solo, em 2013.


Blaya tornou-se uma figura reconhecida na música portuguesa pela sua participação no coletivo Buraka Som Sistema, grupo que teve um impacto na projeção internacional do kuduro progressivo e das sonoridades afro-eletrónicas. Desde então, a artista tem procurado afirmar a sua identidade artística individual, explorando géneros que cruzam o hip-hop, o funk brasileiro, o reggaeton,  o pop e a música eletrónica.


Composto por 11 faixas, Lado B reúne uma diversidade de influências musicais, aproximando-se de um registo mais introspectivo, sem abdicar da energia rítmica que tem caracterizado o seu percurso. A produção ficou maioritariamente a cargo de João Barradas, que assina também a gravação e a produção executiva. Blaya assume um papel central não só na voz e composição das faixas, como também na co-produção do álbum.


O disco parte de uma abordagem mais pessoal, com canções que evocam temas do quotidiano, relações pessoais, identidade e transformação. “Caixa de Correio”, tema de abertura, é co-escrito com Phil e dá o tom a um álbum que alterna entre o movimento e a pausa. Em “Foste Tu” e “Meu Amor”, esta última com a participação do Grupo Coral Feminino Alma Nova de Ferreira do Alentejo, há espaço para a evocação das raízes e de sonoridades tradicionais.


As faixas “Quero Saber” e “Sabiá” são assinadas por NED FLANGER e Inês Apenas, enquanto “Moça” conta com produção de Riot, também ligado ao universo Buraka. A encerrar o disco, “Deusa” e “Copo de Vinho” apresentam uma fusão entre orgânico e eletrónico, num registo mais contemplativo.


A nível visual, o projeto conta com fotografia de Mike Ak e design gráfico de António Santiago. A edição foi coordenada pela Boogaloo Entertainment.


Este é o segundo projeto a solo de Blaya, depois do álbum em nome próprio, lançado no ano de 2018, álbum que incluía o tema “Faz Gostoso”, mais tarde adaptado por Madonna em colaboração com Anitta.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile