Cabo Verde amplia alcance global com 9 edições do GoGlobal e mais de 40 jovens contemplados

6 de Novembro de 2024
cabo verde GoGlobal

Partilhar

A Cabo Verde Digital está a ultimar os preparativos para a última edição do programa GoGlobal de 2024. Esta iniciativa tem como missão a internacionalização de startups cabo-verdianas, proporcionando-lhes acesso a eventos globais de tecnologia para captar investimentos, estabelecer parcerias estratégicas e impulsionar o ecossistema digital do país.


Apresentado e aberto ao público em fevereiro deste ano, o GoGlobal recebeu mais de cinquenta candidaturas. Destas, 44 jovens, residentes no país e na diáspora, foram contemplados em nove edições realizadas em diversos países, incluindo Brasil e Marrocos (com duas edições cada), França, Holanda, Nigéria, Macau e Portugal.


Para fechar este ano positivo, Cabo Verde marcará presença mais uma vez na Web Summit Lisboa, de 11 a 14 de novembro. Uma delegação de mais de trinta participantes representará o país, incluindo startups, universidades, entidades públicas e privadas comprometidas com a transformação digital cabo-verdiana. Este é o quarto ano consecutivo em que o arquipélago é o único país africano com um stand próprio.


A delegação deste ano conta com cerca de 15 startups, cinco a mais que o número habitual. Este aumento reflete o crescente interesse e tração gerados pelas iniciativas promovidas por Cabo Verde para impulsionar a economia digital do país. Como nos anos anteriores, o arquipélago conta com uma startup na categoria Alfa, a SoldOut, que terá a oportunidade de apresentar a sua solução tecnológica num dos palcos da Web Summit, num momento especial de Showcase.


Para a Web Summit Lisboa, o GoGlobal recebeu 13 candidaturas de startups tecnológicas oriundas das ilhas de Santiago, São Vicente e Maio. As candidaturas foram avaliadas por representantes da Cabo Verde Digital, do Tech Park e da Pró-Empresa, segundo critérios de Alinhamento Estratégico, Inovação, Potencial de Escala e Preparo para Investimento. As startups selecionadas terão acesso a uma formação especializada, viagem e alojamento, entrada na Web Summit, apoio técnico, eventos de networking e um tour pelo ecossistema tecnológico de Lisboa.


Integrando a agenda do evento, Cabo Verde organizará um side event em Lisboa, promovendo um espaço de interação e diálogo sobre as oportunidades emergentes no setor digital cabo-verdiano. Com o tema “Cabo Verde, Nação Digital”, o evento terá lugar no dia 12 de novembro, no Centro Cultural de Cabo Verde em Lisboa, a partir das 18h00. A iniciativa reunirá atores-chave do setor público, privado e da diáspora, com o objetivo de fortalecer laços e promover a inovação e o investimento no ecossistema digital de Cabo Verde.


O GoGlobal é um programa governamental, operacionalizado pela Pró-Empresa através da Cabo Verde Digital, em parceria com diversas entidades do ecossistema tecnológico nacional e parceiros estratégicos. Alinhado com a missão de projetar startups tecnológicas cabo-verdianas no mercado global, o programa oferece aos jovens inovadores do país uma oportunidade ímpar de networking e interação com líderes empresariais, investidores e empreendedores de todo o mundo, abrindo portas para futuras parcerias.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile