Cabo Verde começou missão de mapeamento da sua diáspora

17 de Junho de 2024
Cabo Verde começou missão de mapeamento da sua diáspora

Partilhar

Cabo Verde está a investir no mapeamento da sua diáspora espalhada pelo mundo e a primeira missão já começou. São Tomé e Príncipe é o primeiro país a acolher uma missão técnica conjunta entre o Instituto Nacional de Estatística e Ministério das Comunidades de Cabo Verde e o Banco Mundial.


A missão a São Tomé e Príncipe reflete a importância reservada às comunidades cabo-verdianas residentes em São Tomé e Príncipe para a compreensão do seu respetivo fenómeno migratório.

Com esta operação estatística, iniciativa do Governo da República de Cabo Verde, executada pelo INE e financiada pelo Banco Mundial, Cabo Verde visa compreender a distribuição, quantidade, identidade e condições de vida dos cabo-verdianos e seus descendentes que emigraram ao longo da história. Este levantamento abrange mais de 40 países e procura traçar um perfil detalhado da população expatriada. O objetivo final é avaliar as suas condições de vida atuais e determinar o interesse e a disponibilidade em contribuir estrategicamente para o desenvolvimento do país.


A missão é uma das respostas para um dos desafios centrais do Programa do Governo desta IX legislatura (2021 – 2026), do PEDS II e do Plano Estratégico das Comunidades, conferindo

centralidade à diáspora cabo-verdiana, tanto na mudança de paradigma em relação à cultura de governação do país, quanto no seu processo de integração em prol do seu desenvolvimento sustentável, enquadrando-a no processo de produção, sistematização e difusão de informações estatísticas oficiais, como pilar estratégico fundamental no planeamento do processo de desenvolvimento de Cabo Verde.


No dia 22 de junho, no Centro Cultural de Cabo Verde em Lisboa, Portugal, a missão encerra com a realização da Primeira Mesa Redonda Internacional sobre o Mapeamento da Diáspora no Mundo, a realizar-se com as comunidades cabo-verdianas residentes em Portugal e demais países da Europa onde reside emigrantes cabo-verdianos.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile