Entre o cinema e a literatura, nasceu o Cinéfilos & Literatus em Angola

21 de Fevereiro de 2025
Cinéfilos & Literatus Angola

Partilhar

Em Luanda, o Cinéfilos & Literatus surge como um projeto que procura fazer a ponte entre o cinema e a literatura, oferecendo um espaço para o debate e a análise crítica de adaptações cinematográficas de obras literárias. Nascido em junho de 2022, o projeto é uma iniciativa independente com o propósito de democratizar o conhecimento e promover um entendimento entre o mundo literário e o cinematográfico.



Mais do que exibir filmes, o projeto centra-se na reflexão critica. Cada sessão começa com a projeção de um filme adaptado de um livro, seguido de um debate sobre a obra que lhe deu origem. A proposta do Cinéfilos & Literatus é incentivar o gosto pela literatura através do cinema, ao mesmo tempo que leva ao grande ecrã as histórias que têm marcado a literatura angolana e internacional.


A seleção de filmes que passaram pelo projeto reflete a diversidade de vozes e histórias, num espaço onde o cinema angolano não fica de fora: o projeto já exibiu AvóDezanove e o Segredo do Soviético, uma adaptação do livro de Ondjaki, realizada por João Ribeiro. Clássicos como Sambizanga, da cineasta Sarah Maldoror, baseado no livro A Vida Verdadeira de Domingos Xavier de Luandino Vieira; O Último Voo do Flamingo, adaptado de Mia Couto e realizado também por João Ribeiro; e A Ilha dos Cães, de Jorge António, baseado na obra Os Senhores do Areal de Henrique Abranches, foram algumas das histórias em destaque.


Mas o Cinéfilos & Literatus não se limita às fronteiras de Angola. O projeto tem igualmente trazido para o seu programa adaptações cinematográficas de grandes nomes da literatura mundial, como Memórias de Minhas Putas Tristes, de Gabriel García Márquez, dirigida por Henning Carlesen; O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, com realização de Oliver Parker; O Ensaio sobre a Cegueira, uma adaptação da obra de José Saramago, realizada por Fernando Meirelles; e Fausto, a adaptação do clássico de Goethe, realizada por Alexandr Sokurov.


O Cinéfilos & Literatus é liderado por André Gomes, um jovem curador de cinema e produtor cultural natural de Luanda. Com apenas 26 anos, Gomes tem-se destacado pelo seu trabalho em prol da cena cinematográfica local, promovendo o desenvolvimento do cinema e incentivando uma abordagem crítica e reflexiva sobre as obras exibidas. O projeto reflete não só a sua paixão pelo cinema, mas também o seu compromisso em dar visibilidade a autores africanos e angolanos, sempre com um olhar atento às transformações sociais e culturais do país.


Ao reunir literatura e cinema, o Cinéfilos & Literatus não só cria um espaço de aprendizagem e troca de ideias, como também contribui para a valorização de obras literárias e para a formação de um público mais crítico e atento às adaptações cinematográficas. 

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile