Crianças e jovens moçambicanos refletem sobre soluções climáticas na 2ª Conferência LCOY

28 de Agosto de 2024
Crianças jovens moçambicanos Conferência LCOY

Partilhar

Nos dias 22 e 23 de agosto, Maputo foi palco da segunda edição da Conferência Local de Crianças e Jovens Sobre Mudanças Climáticas em Moçambique (LCOY-Moçambique). Organizado pela Plataforma Juvenil para Acção Climática em Moçambique (YCAC-MOZ) e parceiros, o evento reuniu mais de 150 crianças e jovens de todas as províncias do país para debater o tema das alterações climáticas e propor soluções práticas.


A cerimónia de abertura contou com a presença de Jadwiga Massinga, Directora Nacional de Mudanças Climáticas, e de Christine de Barros Said, Chefe de Cooperação da Embaixada da Alemanha. Ambas sublinharam a importância do envolvimento das novas gerações na luta contra as mudanças climáticas e reforçaram o compromisso das suas instituições em apoiar os jovens neste desafio. “O progresso está nas mãos dos jovens, com as suas ideias inovadoras e vontade de agir", destacou Jadwiga Massinga.



Durante os dois dias de conferência, os participantes exploraram temas centrais como as Contribuições Nacionalmente Determinadas (iNDC’s), Mercados de Carbono, Direitos Humanos, Transição Energética, Água, Saúde e Biodiversidade. Através de painéis de discussão interativos, os jovens tiveram a oportunidade de compreender melhor os desafios climáticos que Moçambique e o mundo enfrentam.


Flávia Nicole Bila, representante da Criança Defensora do Clima, frisou a importância de que "as vozes das crianças e jovens moçambicanas sejam ouvidas e valorizadas na luta contra as mudanças climáticas, para que possamos construir um futuro verde e inclusivo para todos". Ela reforçou que a responsabilidade de proteger o ambiente é de todos, não apenas dos governos ou organizações internacionais.


O evento também trouxe à tona a cultura e a arte como formas poderosas de sensibilização. A peça "Plasticidade", da Companhia de Artes A Palhota, e as músicas "Mãe Natureza" e "Verde Maria" de MC Chamboco, além de "Xlaíssa Bazaruto" de Juliana de Sousa, inspiraram os participantes. Sob a orientação do pintor Sebastião Coana, os jovens criaram obras de arte que refletem os desafios e as soluções climáticas.



O ponto alto da conferência foi a ratificação da Declaração de Crianças e Jovens Sobre Mudanças Climáticas, um documento que expressa as aspirações e compromissos da juventude moçambicana no combate às alterações climáticas. Esta declaração será partilhada com várias entidades, tanto públicas como privadas, e servirá como base para futuras acções de mitigação e adaptação climática no país.


A Conferência Local das Crianças e Jovens Sobre Mudanças Climáticas (LCOY-Moçambique) é uma iniciativa global da YOUNGO, a ala jovem da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC). O principal objetivo é criar um espaço onde jovens líderes climáticos possam discutir, aprender e contribuir para a acção climática global, com foco nas realidades locais.


Este evento contou com o apoio de diversas organizações, incluindo a Enabel – Agência Belga de Desenvolvimento, UNICEF Moçambique, Save the Children em Moçambique, GIZ, Tearfund, Embaixada da Alemanha, Embaixada dos Países Baixos e Sustainably Growing Africa’s Food Systems (AGRA).

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile