Djassi Africa lança programa para mulheres empreendedoras em Portugal

12 de Fevereiro de 2025
Djassi Africa programa empreendedoras

Partilhar

A Djassi Africa, empresa de investimento fundada pelos irmãos Fernando e Rudolphe Cabral, anunciou o lançamento de um programa destinado a mulheres africanas e afrodescendentes, a viver em Portugal, que tenham uma ideia de negócio inovadora ou que já estejam a desenvolver um projeto com potencial para se transformar numa startup digital.


A iniciativa visa aumentar a presença e participação destas mulheres no ecossistema de inovação e tecnologia, proporcionando apoio estratégico, mentoria especializada e ferramentas para escalabilidade dos seus negócios. De acordo com os dados do relatório Afropreneurs, um estudo realizado com o objetivo de mapear os negócios criados por afrodescendentes em Portugal, menos de 1% do ecossistema digital português é composto por pessoas negras. O acesso às redes e ao capital necessário para o crescimento dos negócios são apontados como os principais fatores para justificar a percentagem. Ainda assim, e tendo em conta a pouca representação, as mulheres negras acabam por se destacar no âmbito das qualificações profissionais e académicas. Mais de metade são licenciadas, uma parte significativa tem estudos ao nível de Mestrado e/ou Doutoramento, e, no geral, quase todas falam mais do que uma língua, com especial predominância para o inglês.


https://www.instagram.com/p/DF-Gy5sMFE0/



Ao longo dos últimos anos, a Djassi África tem mapeado, ajudado e trabalhado com entidades e empreendedores no sentido de promover um ecossistema plural e diverso. Além da parceria com a Start Up Portugal, estenderam as ligações ao Brasil, participando na última edição da Web Summit Rio e criando parcerias locais.


Ciente de que a diversificação do mercado passa também pela equidade e igualdade de género, a empresa pretende que esta nova iniciativa seja o ponto de partida para criar um movimento de inclusão digital e inovação liderado por mulheres negras, impulsionando ideias que possam impactar não só o mercado português, mas também a diáspora africana e o continente como um todo.


As inscrições estão abertas, através deste link, e representam o primeiro passo para uma nova geração de empresárias no setor digital.


Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile