Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Kidy Wime, rapper de origens angolanas, acaba de disponibilizar o seu mais novo formato estendido, Do Meu Jeito. O projeto chegou às plataformas digitais no último domingo, 19, e conta com grandes participações.
Kidy Wime é um nome artístico, mas também o nome de registo de um filho de Angola que entrou no mundo da música há mais de 10 anos. Influenciado pelo seu irmão mais velho, X da Questão, Wime observava o mundo da música de perto, acompanhando a trajetória do irmão, desde o som alto que se ouvia do quarto até ao acesso ao caderno de rimas, de um dos nomes sonantes do rap lírico em Angola. Kidy Wime lançou o seu primeiro single em 2012, numa altura em que, além do irmão, tinha o coletivo Trx Music como uma das suas grandes referências.
Doze anos se passaram e Kidy Wime foi convocado para um dos projetos mais aguardados de 2023: “Versos e Poesia Lusofonia” de Black Spygo. Lançado a 12 de janeiro, este “capítulo” do projeto, que começou em 2021, trouxe um pouco de cada país da lusofonia, e Kidy Wime ficou encarregado de representar Angola, superando todas as expectativas. “Eu já tinha uma fan base, mas era muito pequena, e o público se expandiu depois da minha participação no Versos e Poesia e no álbum da Chelsea [Dinorath]”, contou Kidy à BANTUMEN sobre o crescimento que teve após sua performance no projeto e a sua participação na faixa “Maré”, do álbum Catarse, de Chelsea Dinareth.
Kidy Wime é um artista que se vê numa posição boa dentro do movimento musical, e certamente uma das grandes promessas para a cultura. Chegamos a 2024, e Kidy sente-se preparado para lançar o seu quinto projeto, “Do Meu Jeito”, que chega depois de “FIFA20”, EP lançado em 2020. “Do Meu Jeito” é daqueles projetos que não se enquadram num único estilo musical, e que é consumido por vários gostos, uma verdadeira playlist. “É a forma que eu encontrei pra expressar a importância do ser humano ser livre”, acrescentou. Com o objetivo de se firmar na cena, Kidy Wime traz uma obra composta por 5 faixas, e que levou um ano a ser concluído. Kidy revelou-nos que, “a única parte difícil foi na mixagem e masterização”, pelo facto de ter adaptado o que são os cuidados sonoros das vozes que fizeram parte dessa viajem. Chelsea Dinorath, Xuxu Bower, Florito, Helcírio e Ema Vi, foram os nomes que fizeram parte deste projeto que explora vibes como o trap e o afrobeat. A ideia do projeto foi introduzida ao público com a chegada do “Dobrar o Meu Esforço”, lançado a dia 1 de março deste ano, e foi o single promocional que fez-se acompanhar de um videoclipe que marca a identidade do projeto.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024