Eduardo Quive e Chimamanda Adichie juntos em oficina criativa pan-africana

12 de Agosto de 2024
Eduardo Quive Chimamanda Adichie
Eduardo Quive | DR

Partilhar

Criar, aprender e ganhar juntos é o mote da CANEX Creative Writing Workshop. Este ano, a iniciativa pan-africana convida o escritor e jornalista moçambicano Eduardo Quive a participar. O evento reúne criativos e investidores do continente com o objetivo de criar um ecossistema sustentável para as indústrias culturais e criativas e decorrerá de 12 a 22 de agosto em Abauri, no Gana.


Liderada por Chimamanda Adichie, a oficina reunirá cerca de 20 escritores de origem africana e caribenha. Estes participarão no workshop de escrita criativa, que contará também com a presença de profissionais das áreas jurídica e empresarial. Estes especialistas fornecerão informações valiosas sobre os aspetos legais e comerciais da profissão de escritor.


Eduardo Quive mostra-se entusiasmado por integrar a equipa de escritores: “Este workshop tem a profundidade de incluir a componente que nós, escritores, normalmente não gostamos: encarar a escrita como trabalho e, como tal, termos de ser remunerados de alguma forma. A forma clássica de remuneração na escrita são os direitos autorais e os contratos editoriais. Isso leva-nos a outras questões relacionadas com o próprio livro e tudo o que se pode desenvolver à volta dele. Penso que é sobretudo por isto que tenho a vontade de estar neste encontro. E, depois, vem outro elemento importante, a ligação com o nosso continente. São poucas as oportunidades que nos reúnem entre africanos, na nossa diversidade e complexidade. Vai ser bom encontrar e conhecer autores africanos e, por via disso, traçar possíveis rotas de mobilidade para as nossas obras”, explicou.


https://www.instagram.com/p/C8G8FmcvHfk/


O autor e jornalista tem um percurso marcado pela criação de condições para encontros, intercâmbios e projetos coletivos nas artes, com destaque para a literatura. Recentemente, lançou a obra “Mutiladas” e coordena uma série de encontros literários mensais nas cidades de Maputo e Matola.


Chimamanda Adichie é uma escritora nigeriana, nascida a 15 de setembro de 1977, em Enugu, Nigéria. Reconhecida internacionalmente, as suas obras abordam temas como identidade, feminismo, imigração e cultura africana. Entre os seus trabalhos mais destacados encontram-se os romances "Hibisco Roxo" (2003), "Meio Sol Amarelo" (2006) e "Americanah" (2013). Além disso, os seus ensaios, como "Todos Devemos Ser Feministas" (2014), têm tido ampla repercussão. Adichie é também conhecida pelas suas palestras TED, que têm alcançado uma audiência global significativa.


https://www.instagram.com/p/CnUsRjTor7u/?img_index=1


CANEX é uma plataforma de apoio às indústrias culturais e criativas africanas (ICC), um programa criado pelo Banco Africano de Exportação e Importação, Afreximbank, em apoio às ICC em África. Foi especificamente concebido para os criadores africanos, para lhes permitir rentabilizar os seus conteúdos no panorama digital.


O Workshop de Escrita Criativa da Fábrica de Livros CANEX colabora com a Fundação James e Grace Adichie e com a Narrative Landscape Press Limited para oferecer este workshop dedicado à arte da prosa. Como parte da iniciativa mais ampla da Fábrica de Livros CANEX, que se dedica a destacar a cadeia de valor do livro em África, o workshop visa apoiar e desenvolver o talento literário em África e na sua diáspora. Além disso, pretende tornar-se um espaço de partilha, discussão e troca de soluções para incentivar os criativos a encontrar formas inovadoras de melhorar os seus rendimentos e fazer crescer as suas carreiras.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile