Entre o choro e o sucesso, assim foram as primeiras competições dos PALOP nas olimpíadas de Paris

30 de Julho de 2024
Entre o choro e o sucesso, assim foram as primeiras competições dos PALOP nas olimpíadas de Paris

Partilhar

Apesar das provas terem começado antes da Cerimónia de Abertura, que ocorreu a 26 de julho, apenas no sábado, 27 de julho, é que se pode falar do primeiro dia "oficial" de provas dos Jogos Olímpicos Paris 2024. O início da trajetória dos países africanos de língua portuguesa não está a ser dos melhores, com a estreia de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola marcada por derrotas.


Os dois primeiros atletas dos PALOP entraram em prova no sábado, 27 de julho. O moçambicano Matthew Lawrence foi eliminado na natação, enquanto o angolano André Matias disputou as repescagens no remo.


O atleta moçambicano terminou no segundo lugar com um tempo de 1’04”95, atrás do atleta do Laos, Steven Insixiengmay. No conjunto de todas as séries, Matthew Lawrence ficou no 32.º lugar e foi eliminado, visto que apenas os 16 primeiros se apuraram para as meias-finais.


Tiago Muxanga 📸 Delegação Moçambicana Paris 2024


Após a derrota do atleta moçambicano Matthew Lawrence na estreia do país, no domingo, 28 de julho, Tiago Muxanga, do boxe, colocou o país nos oitavos de final da competição depois de vencer por 4-1 Magomed Schachidov, da Alemanha. Também no mesmo dia, com combinações rápidas e boa defesa, a pugilista Alcinda Panguana derrotou a eslovaca Jéssica Triebelova por 5-0. Com a vitória, Alcinda passou para a próxima fase. Na segunda-feira, a nadadora Denise Donelli não alcançou o apuramento para as meias-finais, terminando no 34.º lugar, entre 36 nadadoras, e ficou fora da seguinte fase da prova, visto que apenas as 16 primeiras asseguraram um lugar nas meias-finais.


No andebol, a vitória da seleção angolana feminina frente a um adversário direto, Espanha, depois de, na ronda inaugural do Grupo B, ter perdido na estreia por 34-31 com os Países Baixos, mantém Angola na corrida aos quartos de final, ao alcance dos quatro primeiros classificados de cada uma das "poules". Na vertente masculina do judo, na categoria de menos de 66 quilos, o atleta angolano Edmilson Pedro defrontou Serdar Rahimov, do Turquemenistão. Edmilson acabou por perder e ser eliminado da prova masculina.


Victor Alvares de Oliveira, Cabo Verde


Para Cabo Verde, o início da jornada nas Olimpíadas de Paris não foi como os adeptos esperavam. Após a derrota da judoca Djamila Silva na estreia do país nos Jogos Olímpicos, na esgrima, Victor Alvares de Oliveira, segundo atleta de Cabo Verde a entrar em ação, também perdeu na rodada preliminar do florete masculino para Daniel Gu, do Canadá, por 15 a 9.

Djamila Silva, Cabo Verde


Quanto a São Tomé e Príncipe, participa pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, com três modalidades: atletismo, canoagem e judo. Nesta segunda-feira, 29 de julho, o país perdeu para a Alemanha no judo masculino. O atleta Roldeney de Oliveira não foi feliz na sua primeira luta de judo nos Jogos Olímpicos. Na categoria de até 73kg, o são-tomense estreou-se diante de Igor Wandtke, atleta da Alemanha, e acabou por ser eliminado.


A Guiné-Bissau arranca a competição no dia 1 de agosto. Os Jogos Olímpicos Paris 2024 representam a oitava participação olímpica do país, todas consecutivas a partir da sua estreia em Atlanta 1996. Esta é a maior delegação do país na história, com seis atletas em cinco modalidades diferentes que tentarão alcançar novos feitos.


Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile