“Fartu di falsu General”, uma aliança entre rappers guineenses contra o clima de instabilidade no país

12 de Fevereiro de 2024
“Fartu di falsu General”, uma aliança entre rappers guineenses contra o clima de instabilidade no país

Partilhar

Rappers guineenses lideram o movimento “Fartu di bos” contra o que consideram ser uma “ditadura” imposta pelo Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló. Em forma de protesto, lançaram o single “Fartu di falsu General”, uma expressão em crioulo guineense que se traduz por “estamos fartos do falso General”, refletindo desagrado e revolta com a conduta do presidente.

A música reúne Big Bandera, Jada Imperatriz, Mc Igreja, Marlon C, Mc Mano, Slim Drácula e Bongoman, que expressam os sentimentos da sociedade através da música, com o objetivo de protestar, incentivar a reflexão e denunciar crimes num contexto de instabilidade política que assola o país há quatro anos. Este período tem sido marcado por severos problemas sociais, incluindo violência contra civis e políticos da oposição, sequestros, detenções, espancamentos, violações da Constituição, corrupção, supressão de liberdades e violações dos direitos humanos.

“Fartu di falsu General” é o primeiro de muitos que se esperam, sob a coordenação do ativista guineense Sumaila, com realização de Eliseu & Bacar Banora e produção e edição a cargo de Ivan Taylor.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile