Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
As longas-metragens Hanami, de Denise Fernandes, e Nome, de Sana Na N'hada, bem como os documentários Latitude Fénix, de Welket Bungué, e As Noites Ainda Cheiram a Pólvora, de Inadelso Cossa, integram a seleção oficial da 29.ª edição do FESPACO, o maior festival de cinema em África.
As quatro produções de países africanos de língua portuguesa fazem parte dos 235 filmes selecionados em diversas categorias, de um total de 1.351 candidaturas oriundas de 48 nacionalidades, desde África ao Caribe. O festival acontece de 22 de fevereiro a 1 de março de 2025, em Ouagadougou, Burkina Faso.
Em conferência de imprensa, Alex Moussa Sawadogo, delegado geral do FESPACO, descreveu esta edição como uma colheita cinematográfica desafiadora, e destacou que há várias estreias de produções africanas. “Esta é uma das raras ocasiões em que tantos filmes foram selecionados em todo o continente africano. Estamos muito orgulhosos desta seleção com muitas estreias mundiais. São filmes que refletem a dinâmica da produção africana, o espírito de criatividade dos nossos realizadores. Isto mostra a importância do Fespaco neste leque de festivais” afirmou Sawadogo.
O documento oficial do festival detalha todos os filmes selecionados. Nome, de Sana Na N'hada (Guiné-Bissau), e Hanami, de Denise Fernandes (Cabo Verde), estão na disputa pelo Yennenga Gold Standard na categoria de longas-metragens de ficção com mais 15 filmes de países diferentes. As Noites Ainda Cheiram a Pólvora, de Inadelso Cossa (Moçambique), concorre na categoria de Documentário de Longa-Metragem com mais 14 filmes, e Latitude Fénix, de Welket Bungué (Guiné-Bissau), na categoria Diversidades.
O trabalho artístico de Welket Bungué foca-se em investigar práticas anti-colonialistas e na afirmação africana-diaspórica, visando a criação de capacidades de auto-empoderamento e cura. A filmografia de Bungué pressupõe um ecossistema de liberdade criativa, um convite a abandonar narrativas endurecidas e a lançar-se em novas possibilidades de pensamento, resiliência, e simultaneidade identitária.
O Festival Pan-Africano de Cinema e Televisão de Ouagadougou, conhecido como FESPACO, é uma das principais celebrações de cinema do continente africano. Criado em 1969, o evento bienal é organizado pela Delegação Geral do FESPACO, destacando-se como um dos poucos festivais de cinema patrocinados pelo Estado que ainda subsistem a nível global.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024