Festival das Danças Angolanas regressa a Lisboa com Gingas do Maculusso

5 de Fevereiro de 2025
Festival das Danças Angolanas
📸 ©Alex Paganelli

Partilhar

A terceira edição do Festival das Danças Angolanas decorre de 25 a 28 de abril no Mercado da Ribeira, em Lisboa, e este ano terá como cabeça de cartaz as Gingas do Maculusso, banda angolana de sucesso dos anos O evento pretende celebrar a cultura angolana através da dança, música e gastronomia, reunindo artistas, professores e público de diferentes países.


O programa inclui workshops de Kizomba, Semba, Kuduro e danças tradicionais como Rebita e Txianda, além de concertos e festas. Entre os artistas confirmados estão Ginga do Macucluso e Puto Português.


Com uma crescente projeção internacional, o festival espera a participação de mais de 300 turistas vindos do Canadá, Austrália, Estados Unidos e diversos países europeus. A organização destaca ainda a presença de professores que viajarão diretamente de Angola para partilhar a sua experiência.


https://www.instagram.com/p/DDNGUT_sHfu/


O evento é organizado pela Lápis Eventos e conta com produção executiva de Gabriel Cabinda. A aquisição de bilhetes pode ser efetuada através deste link.


Sobre as Gingas de Maculusso, é uma girls band angolana formada em 1983 no bairro do Maculusso, em Luanda. Surgiram no âmbito do projeto Avilupa Kuimbila, coordenado por Rosa Roque, que também foi a mentora do grupo. O grupo estreou-se num programa infantil da Rádio Nacional de Angola e, inicialmente, era composto por Celma Miguel, Gersy Pegado, Georgina Stela, Maria João Paula Daniela e Patrícia Faria. Em 2020, foram premiadas com o Prémio de Melhor Grupo de Música Moderna/Tradicional nos Prémios Globo Zap.


A recordar que, em abril do ano passado, na sua segunda edição, o festival teve lugar no Time Out, no conhecido Mercado da Ribeira, um dos pontos turísticos emblemáticos da capital portuguesa. Este ano, os organizadores surpreenderam os visitantes com mais de seis estilos de danças angolanas, além dos já populares Kizomba, Semba e Kuduro. O objetivo foi claro: promover não só a cultura angolana, mas também Angola como destino turístico.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile