PUBLICIDADE

BantuLoja

Hood 75, o resgate do passado na nova história do hip hop tuga

21 de Setembro de 2024

Partilhar

E2SON, Didasboy, Djamila Zovo, Maurex e Lukeny juntaram-se e formaram o grupo Hood 75. Para se apresentarem ao mundo, lançaram a música "Ser Hood", onde relatam várias histórias do hood (bairro ou comunidade na tradução literal para português) e que, sonoramente, remete-nos ao passado do movimento em Portugal. 


A ideia de “Ser Hood” é ultrapassar expectativas, ser a exceção à regra e desafiar o que se espera, especialmente quando se vem de comunidades difíceis. O propósito do grupo é dar uma nova conotação à palavra hood, que muitas vezes tem um sentido negativo. Para eles, hood é sinónimo de apoio mútuo, altruísmo e empatia. Quem se identifica com essa mensagem também faz parte da hood.


"Temos muito em comum. O nosso nome diz tudo: ser 'Hood' é superar as expectativas que nos metem, é ser a exceção à regra, especialmente quando vens do 'Hood'. Queremos dar um significado positivo a uma palavra que muitas vezes é vista de forma negativa. Ser Hood é sobre ajudar os outros e ter um verdadeiro sentido de comunidade. É uma cena altruísta e empática. Então, se te identificas com o que dissemos, bem-vindo ao hood", explicaram à BANTUMEN.


https://www.instagram.com/p/DAJ0BdeiZSH/

Na sua primeira música, o coletivo trouxe de volta a voz do rapper Halloween, um dos mais únicos e intensos nomes do hip hop tuga, que tinha anunciado a sua retirada em 2019. Halloween cresceu na mesma comunidade que alguns dos integrantes e é respeitado como um OG do rap.


Este tema é profundo e ressoa especialmente com quem vem de comunidades urbanas, onde os jovens partilham as suas vivências e realidades. A mensagem é motivacional e inspiradora, mostrando que há sempre formas de fazer a diferença.


Na estreia do grupo, a produção musical ficou a cargo de 7even, enquanto a masterização foi feita pelo Carlos Juvandes, conhecido por vários hits nacionais e internacionais. A parte visual foi criada por Jaycee, da Digital Motions, que também trabalha com os maiores sucessos do mercado.


Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile