Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Kaysha é conhecido por eternizar músicas a cada produção, e acaba de lançar mais uma malha na cena afro pop com “Let It Go”. Este single não é só um potencial novo hit como é também a música que traz de volta a voz de Márcia, intérprete cabo-verdiana dos sucessos atemporais “Je t’Aime Encore”, “Vida” e “Única”, do início dos anos 2000.
A viver há vários anos em Portugal, Kaysha é um artista luso-francês, de origens congolesas, com dezenas de produções que são hinos na África francófona, lusófona e Antilhas. Além disso, é atualmente o artista português mais ouvido no Spotify, em 2024, com 1.099.364 milhões de ouvintes mensais. De acordo com a plataforma de música e podcasts, os restantes números da sua audiência são ainda mais impressionantes: 6.23 milhões de pessoas ouviram o artista em 2024, com 43 milhões de streams, 2.18 milhões de horas ouvidas, em 184 países. As suas músicas foram ainda guardadas 1.24 milhões de vezes e adicionadas a 668 mil playlists. As canções de Kaysha - as com mais de 20 anos assim como as mais recentes - ressoam não só em Portugal mas também por toda a África francófona e lusófona, bem como nas Antilhas, tornando-o num dos nomes mais respeitados e influentes no panorama musical global.
https://www.instagram.com/p/DDr1XleITke/
Quanto a Márcia, no universo PALOP e francófono, basta ouvir os primeiros acordes de “Je T’Aime Encore” para que a maioria das pessoas reconheça imediatamente a sua doce voz. Depois de vários anos afastada do universo musical, a cantora, de origem cabo-verdiana a viver nos Estados Unidos, está de regresso e não se poderia ter aliado a melhor artista para este comeback.
“Quando ouvi este instrumental, disse: ‘É esta a música. Se queres voltar ao mercado é com esta música. Não me perguntes como, mas eu sei. É algo que fiz com mil artistas. Da mesma forma que fiz com o “Rebound Chick”, com o Nelson Freitas, eu sei que este é o som. Da mesma forma que mandei “Close Your Eyes” para o Djodje, eu sei que com esta música vais chegar ao mercado. Da mesma forma que mandei melodias para o Elysio, eu sei. Esse é o meu trabalho, mandar o som certo’. Então, dei-lhe o som. Ela perguntou-me o que deveria fazer e disse: ‘Tens carta branca. Faz o que tens de fazer’. E eu sabia que ela ia fazer o certo. Quando ela enviou o primeiro verso, disse ‘Yes, já está!’”, explicou Kaysha sobre a produção de “Let It Go”.
https://www.instagram.com/p/CUPIevorxa-/
O regresso de Márcia ao panorama musical é uma história de superação e resiliência, que a artista promete revelar brevemente, além de uma afirmação de que o talento verdadeiro sobrevive ao tempo e à adversidade. "Tu és tão boa artista quanto os teus hits”, disse-lhe o marido antes de regressar aos palcos. E se dúvidas houvesse, os últimos hits foram bons o suficiente para pôr toda uma geração a cantar.
Além deste novo lançamento, Kaysha prepara-se para subir ao palco de uma das maiores casas de espetáculos francesas, a Accor Arena, em Paris, nesta sexta-feira, 20. A apresentação acontece com alguns dos nomes mais importantes da cena musical afro-caribenha, como Franglish, Ronisia (cantora francesa de origens cabo-verdianas) Singuila, Maureen, Oswald, Monsieur Nov, Lynnsha, Thyerry Cham, entre outros. Lisandro Cuxi é o único nome lusófono, além de Kaysha, a atuar nesta segunda edição do Vybe Festival, cuja primeira edição, completamente lotada, aconteceu também na altura natalícia em 2023.
Kaysha avançou ainda à BANTUMEN que está a preparar-se para lançar o seu 11.º álbum de estúdio, cujo título ainda não revelou. O projeto terá “muito zouk”, como já seria de esperar, e todas as faixas serão lançadas ao longo do tempo até à data de lançamento do álbum.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024