PUBLICIDADE

Bantuloja

Os artigos mais lidos da semana 30/52

28 de Julho de 2024
lidos da semana 30/52

Partilhar

Arracamos o top 5 desta semana com a entrevista de Darcielle Manjate a Raquel Borges, fundadora da marca Mystirgo; seguindo-se a entrevista a Kappa B, de Wilds de Gomes; o anúncio do lançamento da cerveja Tereza de Benguela por um coletivo de mulheres negras brasileiras; e as entrevistas ao artista plático e realizador angolano Gegé M'bakudi e à cantora Carla Prata.

Entre a marca Mystirgo e o Balleroom, Raquel Borges é uma fonte de empoderamento


Mystirgo é uma marca que nasceu para quebrar padrões de representatividade e inclusão social. Em conversa com a BANTUMEN, Raquel Borges conta-nos sobre as suas inspirações, o seu percurso criativo e como o movimento Ballroom a empoderou.


Depois de “Mumentus Di Vida”, Kappa B está a trabalhar em novo álbum e no EP “Laguas de Ghetto” VOL II


O rapper cabo-verdiano Kappa B é conhecido pela sua habilidade em contar histórias, onde mostra sem medo o lado negativo das situações, ao mesmo tempo que faz um balanço entre elas e propõe soluções. O seu primeiro trabalho a solo foi Laguas de Ghetto, lançado em 2015. Antes disso, já tinha colaborado em algumas faixas com o grupo DMC, lançado um EP com a WST RM Family & FG Teixeira (OFboy), os singles "Kaminhada", com August Silva, e "Ruas", com Gabriel Lopes, entre outras colaborações. Agora, o artista prepara-se para lançar dois novos projetos.


Coletivo de mulheres negras cervejeiras prestam homenagem a Tereza de Benguela


Desde 2022, o coletivo Tereza de Benguela Cervejeiras ocupa esse espaço quase totalmente branco e masculino. Formado por seis mulheres especialistas na arte da produção cervejeira, o coletivo procura – através dos pilares da ancestralidade, educação, empreendedorismo, gastronomia e arte – dar visibilidade para iniciativas de mulheres negras no mercado cervejeiro brasileiro e celebrar o Dia da Mulher Preta Latino Americana.


Gegé M’bakudi e o "AZULIBRANCO" que mapeia e desenha o futuro de Luanda


Gegé M’bakudi é um artista plástico e realizador angolano. O seu mundo artístico reflete a sua visão e vivência pela cidade de Luanda, unindo assim o Azul, o Kuduro e os táxis azuis e brancos (Kandongueiros) como os elementos principais da sua representação artístico-cultural da capital de Angola. Nesta entrevista, Gegé fala-nos sobre a sua exposição de estreia AZULIBRANCO, A Cromática do Caos, patente na galeria Jahmek Contemporary Art, de maio a junho de 2024.


Pupa está aí à porta e, provavelmente, não estamos prontos para ouvir esta nova Carla Prata


“Regresso” marca uma nova etapa na forma como Carla se tem mostrado para o público. A música é especial, não só por ser a primeira em que canta em português, mas por incorporar a base das suas origens, com elementos do Semba. Na letra, Carla Prata e Paulo Flores inspiraram-se na saudade da terra vermelha, do gelado de múcua, dos domingos de “boda rijo”, dos vizinhos que são primos e da inocência da infância, onde os sonhos moravam livremente.


A BANTUMEN foi convidada para acompanhar as filmagens de “Regresso” e conversar com Carla sobre o processo de produção do seu primeiro álbum, Pupa, a ser lançado no dia 9 de agosto.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile