Cantora brasileira Lílian Rocha lança álbum de estreia, com participação de Lenna Bahule

3 de Setembro de 2024

Partilhar

Lílian Rocha apresenta o seu primeiro álbum de estúdio, "Do Nilo". Com várias participações, entre elas a cantora e compositora moçambicana WakaBahule que explora as conexões entre a arte brasileira e as sonoridades africanas e celebra a cultura afro-diaspórica. Com 13 faixas, o disco já está disponível em todas as plataformas digitais.

Misturando sonoridades de canções populares brasileiras, musicalidades africanas (Magreb e Oeste Africano) e jazz, "Do Nilo" é fundamentado nas experiências de Lílian como cantora e pesquisadora dessas sonoridades. “Esse trabalho transmite uma mensagem de reconhecimento histórico da cultura brasileira em sua dimensão afro-diaspórica e dos diálogos interculturais entre a América e a África”, comenta Lílian.

Influenciada por Lélia Gonzalez, Lílian Rocha propõe uma possibilidade de escrita a partir da perspectiva de uma mulher negra, brasileira e cosmopolita, destacando a legitimidade das mulheres negras brasileiras na construção da memória e na projeção de um futuro compartilhado entre Brasis e Áfricas. “Este projeto é uma fotografia de uma cena musical preta em São Paulo, Brasil e até de algumas das africanidades em diáspora e conexão no agora”, acrescenta a cantora.


https://www.instagram.com/p/C-6QwdGPzZW/


O lançamento conta com colaborações especiais de Bia Doxum, co-autora e intérprete em "O Perfume do Caju", Josyara em "Cumbuca", Ballet Koteban em "Brinco de Princesa de Mali", a cantora moçambicana Lenna Bahule em "Amefricana", Júlia Tizumba e Amauri Falabella em "Ventre Minas" e Jota.Pê em "Lua Nova". Como co-diretor musical, o moçambicano Otis Selimane também assina o trabalho.

Já estão disponíveis no YouTube os videoclipes de "Raiz Forte", "Gracinha", "O Perfume do Caju" e "Cumbuca".


Lílian é cantora, compositora e bailarina e costura experiências nas narrativas de tradição oral, nas danças de matrizes africanas e afro-brasileiras, além de música vocal. Paulista, de matriz mineira, ao longo dos últimos oito anos vem trabalhando com diversos artistas brasileiros, assim como internacionais, principalmente os originários do continente africano, na criação e circulação de espetáculos de música, literatura, dança e diversas linguagens da cena.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile