Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
A cantora, compositora e investigadora Luciana Oliveira lançou o livro Catálogo de Cantoras Negras Brasileiras no dia 15 de fevereiro, na Livraria Tapera Taperá, em São Paulo. A obra reúne trajetórias de cantoras negras no Brasil, desde o século XVIII até à atualidade, destacando nomes como Alcione, Liniker, Cátia de França, Lia de Itamaracá, Karol Conká, Luedji Luna, Dolores Duran e Leci Brandão.
O livro nasceu a partir da pesquisa de Mestrado em Fonoaudiologia pela PUC-SP, que a autora está a realizar, onde investigou a estética afro-diaspórica no canto e na performance musical dessas artistas. A dificuldade em encontrar registos detalhados sobre cantoras negras brasileiras, especialmente aquelas fora dos grandes centros culturais, levou-a a reunir esse material num documento que preserva e amplia a memória da música negra feminina no Brasil.
A obra apresenta tanto artistas pioneiras, que ajudaram a consolidar a identidade musical afro-brasileira, como novas vozes que seguem a ampliar esse legado. Entre os nomes destacados está Leci Brandão, uma das poucas mulheres a integrar a ala de compositores da Mangueira, além de referências como Dolores Duran e Dona Ivone Lara. O catálogo também evidencia figuras como Elizeth Cardoso, Cátia de França e Lia de Itamaracá, além de artistas contemporâneas como Liniker, Luedji Luna e Karol Conká.
Com identidade visual assinada pela designer Natali Gomes e supervisão académica da pós-doutora Goli Guerreiro, a obra tem produção executiva de Jussara Salles e foi publicada pela Editora Dandara. O lançamento contou com um debate sobre o processo de construção do livro.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024