Mário Macilau exibe obra em exposição coletiva em Berlim

17 de Janeiro de 2025
Mário Macilau Berlim

Partilhar

O artista moçambicano Mário Macilau será um dos participantes da exposição coletiva "Of Africa", cuja inauguração está marcada para o próximo dia 1 de fevereiro de 2025, em Berlim. A exposição, que ficará aberta até 7 de maio de 2025, traz um novo olhar sobre as realidades e potencialidades do continente africano, rompendo com a visão e representações eurocêntricas, através de uma seleção de fotógrafos e cineastas contemporâneos.


Conhecido pela sua sensibilidade e pelo seu sentido crítico, Macilau junta-se a um leque de artistas internacionais cujos trabalhos exploram novas perspectivas sobre África através de questões relacionadas com identidade, memória, tradição e transformação. A exposição está estruturada em três seções temáticas: "Identidade e Tradição", "Contrahistórias" e "Futuros Imaginados", permitindo uma imersão no passado, presente e futuro especulativo do continente.


https://www.instagram.com/p/DEg7jzJCaNL/?img_index=1


A participação de Mário Macilau nesta exposição não só reforça sua trajetória como um dos principais nomes da fotografia contemporânea africana, mas também amplia a compreensão sobre a complexidade da África, longe das narrativas simplistas e coloniais. “Participar nesta exposição coletiva vai além de simplesmente mostrar o meu trabalho; é um gesto de ampliação do diálogo. Cada obra se insere numa conversa mais ampla, onde diferentes perspectivas se entrelaçam, criando uma rede de significados que se reforçam mutuamente. Nesse espaço, a arte torna-se um veículo de troca, não apenas de ideias, mas também de experiências e reflexões que transcendem o individual e abrem caminho para o coletivo.", afirma.


“Esta participação também é um ato de resistência”, continua Macilau. “Ao dar visibilidade a histórias marginalizadas, oferecemos uma plataforma para narrativas frequentemente silenciadas, revelando as realidades daqueles que foram esquecidos pela história. Representar os sem voz é um compromisso ético e político, um esforço para reescrever as histórias que a sociedade escolheu ignorar.”


O trabalho de Mário Macilau é conhecido pela intensidade emocional e pela conexões sociais que permeiam e moldam tanto a sociedade moçambicana em particular, como a sociedade africana num todo. Macilau utiliza a fotografia não apenas como meio documental, mas também como uma ferramenta necessária à promoção da reflexão sobre identidade, memória e transformação social.


https://www.instagram.com/p/C9j8aDWCbtp/


A exposição "Of Africa" oferece a oportunidade de reimaginar o continente africano e suas múltiplas histórias. Com a participação de artistas renomados como Kelani Abass, Atong Atem, Malala Andrialavidrazana, Edson Chagas, Kudzanai Chiurai, Hassan Hajjaj, Aïda Muluneh, entre outros, a mostra explora como a arte africana contemporânea pode redefinir as narrativas globais, quebrando estereótipos e destacando o dinamismo e a diversidade das realidades africanas.


Com inauguração marcada para dia 1 de fevereiro de 2025, ficará em cartaz até 7 de maio de 2025, na C/O Berlin, um dos mais prestigiados espaços dedicados à fotografia e à arte contemporânea na Europa.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile