Moçambique representado no maior mercado de dança contemporânea do mundo

28 de Agosto de 2024
Moçambique representado no maior mercado de dança contemporânea do mundo

Partilhar

Mais de 1.200 programadores, curadores, artistas e profissionais da dança de todos os continentes reúnem-se numa das maiores plataformas de dança contemporânea, destinada à troca de ideias e à promoção de novas criações artísticas. Os moçambicanos Quito Tembe e Idio Chichava marcaram presença nas festividades. A peça Vagabundus, de Idio Chichava, será um dos espetáculos em cartaz, com Quito Tembe a atuar como um dos curadores da plataforma Tanzmesse.


Esta semana marca o início do Tanzmesse, o maior mercado global de dança contemporânea, que se realiza na cidade de Düsseldorf, na Alemanha. Este ano, o evento conta com a participação destacada de Quito Tembe.


https://www.instagram.com/p/Cy-230AtyXE/?img_index=1


Depois de ter organizado a Bienal Danse L’Afrique e o KINANI, Quito Tembe aventura-se agora neste vibrante evento global. Quito é um dos atuais curadores associados da Internationale Tanzmesse NRW, ao lado de Julia Asperska, Dan Daw e Natacha Melo. Juntos, formam a equipa de curadores responsável pela seleção do programa de espetáculos e pela co-curadoria da secção Talk & Connect. Estes curadores associados trabalham para ampliar a rede da Tanzmesse, engajando-se em diálogos com artistas, profissionais da dança, organismos de financiamento e decisores políticos, reunindo uma vasta gama de vozes do setor.


A presença de Quito Tembe, reconhecido como uma das 100 personalidades mais influentes de 2023 pela BANTUMEN 100 PowerList, reforça a crescente importância de Moçambique no cenário global da dança contemporânea. “Esta é a segunda vez que o Tanzmesse conta com a presença de Moçambique na equipa. O objetivo será, sem dúvida, levar ao Tanzmesse a riqueza cultural e a diversidade artística do continente africano, contribuindo significativamente para a visibilidade e o reconhecimento da dança africana no panorama internacional”, concluiu Quito Tembe.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile