“Nha Mila”, filme de Denise Fernandes, em competição no Festival de Locarno

15 de Julho de 2020
“Nha Mila”, filme de Denise Fernandes, em competição no Festival de Locarno

Partilhar

Três curtas-metragens, com co-produção portuguesa, foram seleccionadas para a competição do Festival de Cinema de Locarno. Entre elas está Nha Mila, da realizadora Denise Fernandes.

O filme, uma co-produção entre Portugal e Suíça, integra a secção nacional competitiva Pardo di Domani – for the Future of Films, e acompanha as quatro horas de escala em Lisboa de Salomé, que viaja para Cabo Verde para ver o seu irmão moribundo, depois de 14 anos longe da sua terra natal.

Produzido pela O Som e a Fúria (Portugal) e Ventura Film (Suíça) e com promoção internacional da Agência da Curta Metragem, Nha Mila “inspira-se nas horas de escala condensadas em Lisboa a caminho de Cabo Verde, durante as quais é inevitável para muitos emigrantes procurar um eixo em torno do qual recompor pedaços de uma identidade muito complexa. O filme traça um percurso distante desse centro e leva-nos por um itinerário ausente da Lisboa representada habitualmente nos guias e brochuras”, testemunha a realizadora Denise Fernandes.

O Festival de Locarno acontece em agosto, de 5 a 15, na Suíça, e este ano sofre alterações por causa da covid-19, tendo a organização transformado esta edição num formato digital e com o título “For the Future of Films” (“Pelo futuro dos filmes”).

Na competição de produções suíças, além do filme de Denise Fernandes, está também a co-produção portuguesa Espíritos e rochas: Um mito açoriano, de Aylin Gokmen, rodado nos Açores.

De acordo com a programação de curtas-metragens anunciada esta segunda-feira, a competição internacional apresenta 31 filmes a concurso, entre os quais An act of affection, do vietnamita Viet Vu, feito no âmbito do programa europeu de formação DocNomads, no qual está envolvida a Universidade Lusófona.

Para a edição deste ano de Locarno foi criado ainda o projecto “Padrinhos & Madrinhas”, no qual 14 realizadores apoiarão novos talentos do cinema numa programação de conversas e debates. Entre os 14 realizadores convidados estão João Pedro Rodrigues e a dupla luso-suíça Sérgio da Costa e Maya Kosa.

Denise Fernandes nasceu em Lisboa em 1990 de pais de origem cabo-verdiana e foi criada no sul da Suíça. Em 2011 graduou-se em realização e produção cinematográfica no Conservatório Internacional de Ciências audiovisuais em Lugano (CISA). No mesmo ano, a sua curta de diploma Una Notte estreia na 64ª edição do Festival de Locarno. De 2011 a 2013 estuda realização na Escola Internacional de Cinema e TV (EICTV) de Cuba, onde dirige as curtas Pan Sin Mermelada, que merece a nomeação de Upcoming Talent no Solothurn Festival e Idyllium, premiada no Festival Internacional de Winterthur. Está atualmente a preparar a sua primeira longa-metragem, Hanami, ambientada em Cabo Verde. Hanami foi selecionado entre 70 projetos para o Solothurn Talent Lab 2016 e premiado como melhor projeto de primeira obra pela Sociedade Suíça dos Autores (SSA).

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade negra lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile