PUBLICIDADE

BantuLoja

Projeto francês Noocultures junta Nú Barreto, Tambla Almeida e José dos Remédios para falar sobre crítica de arte africana

4 de Julho de 2024
Noocultures Nú Barreto, Tambla Almeida e José dos Remédios

Partilhar

A plataforma francófona noocultures.info tem vindo a realizar, nas últimas semanas, o Forum Cultural, uma série de painéis virtuais que abordam os desafios contemporâneos das artes e da cultura em África. Todos os sábados, especialistas são convidados a trocar ideias e interagir com os internautas sobre diversas temáticas relevantes.


Esta iniciativa insere-se nas comemorações do 5.º aniversário da associação Nord Ouest Cultures, promotora da plataforma pan-africana de informações culturais e análises artísticas, noocultures.info. Aproveitando o poder do digital e a vasta rede de contatos no continente, os painéis são realizados online, eliminando fronteiras físicas. Estes encontros ocorrem todos os sábados de manhã, com a duração de 75 minutos, transmitidos ao vivo nas redes sociais, permitindo uma interação direta com o público.


Para marcar o primeiro mês desta implementação, a plataforma decidiu explorar a problemática da posição e do papel dos media especializados, jornalistas culturais e críticos de arte no processo criativo. Durante os cinco sábados do mês, foram realizados seis painéis, cada um abordando diferentes aspetos desta temática.


No próximo sábado, 6 de julho de 2024, terá lugar a Sessão 6, dedicada aos países lusófonos, com o tema "Crítica de arte: onde está África?". O painel contará com a participação de Nú Barreto (Guiné-Bissau), artista plástico; Tambla Almeida (Cabo Verde), cineasta e diretor do Oia Festival e José dos Remédios (Moçambique), docente, ensaísta e jornalista. A moderação da conversa estará a cargo de Lea Komba (Angola), co-criadora de conteúdos na Biso e conferencista TEDx.



O evento terá lugar das 10h às 11h15 GMT, sendo transmitido ao vivo no Facebook. Para os países de expressão portuguesa, o Noocultures conta com o apoio da Lissangu, uma agência moçambicana dedicada à gestão cultural e artística, focada na criação de sinergias africanas.


Eustache Agboton, fundador e responsável editorial da noocultures.info, em entrevista à Music In Africa, destacou a importância destas sessões para fomentar um diálogo contínuo sobre a arte e a cultura africanas, reforçando o papel crucial dos media e críticos na valorização e divulgação do trabalho artístico no continente.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile