PUBLICIDADE

MIA 2024

Novembro é o Mês da Identidade Africana e vamos celebrá-lo com um ciclo de eventos

28 de Outubro de 2024
Novembro MIA Mês da Identidade Africana
Mariama Sani na apresentação da performance "Poesia do Renascimento", durante o MIA de 2023. Fotografia BANTUMEN/Cláudio Ivan Fernandes

Partilhar

A identidade africana não se limita a revisitar o passado marcado por violências impostas aos nossos corpos. Envolve, sobretudo, reconhecer o impacto duradouro desse passado na forma como construímos relações interpessoais e como compreendemos o que significa ser africano ou afrodescendente. Este processo abrange a forma como lidamos com a nossa autoestima e como expressamos afeto dentro das nossas relações – um esforço para superar as marcas históricas de opressão e promover novas formas de empoderamento social, financeiro e político.



No entanto, não se alcança uma revolução, nem uma superação do racismo, sem que se pense em autocuidado, afeto e desenvolvimento pessoal. É com essa missão que, neste mês de novembro, a BANTUMEN promove a terceira edição do MIA – o Mês da Identidade Africana. Esta iniciativa coletiva visa criar espaços que celebrem a multiculturalidade africana, destacando os talentos e vulnerabilidades que nos definem.


A partir do dia 1 de novembro, em Lisboa, no Porto e através de transmissões online, a programação do MIA traz uma série de eventos que desafiam estereótipos, particularmente os ligados à vulnerabilidade masculina, e reconhecem a importância das nossas raízes, a representatividade no cinema e na literatura. Mais do que tudo, celebra-se a liberdade de expressão nas suas mais variadas formas artísticas, reforçando o direito à diversidade cultural.



Além da produção editorial exclusiva, em www.bantumen.com, com artigos, entrevistas e reportagens sobre a presença afrodescendente em Portugal, serão realizados sete eventos culturais, em Lisboa e no Porto, de entrada livre e abertos ao público em geral (inscrição necessária aqui).



https://www.instagram.com/p/C1NN3LXiYW6/?img_index=1



No espaço cultural AVENIDAS - Um Teatro em Cada Bairro, em Lisboa, de 1 a 9 de novembro, o MIA apresenta a exposição colaborativa Caleidoscópio, sob a curadoria da Afrikanizm Art & Ivanova Araújo. O Trio Soul vai estar responsável por ambientar musicalmente a inauguração. Esta mostra, que migra para o Porto, de 20 de novembro a 7 de dezembro, propõe-se a celebrar a diversidade multicultural que compõe o tecido social português, através do talento de vários artistas visuais. Cada obra exposta conta uma história única, revelando tradições e vivências que refletem a riqueza das identidades afrodescendentes em Portugal. Paulo Formiga, Resem Verkron, Andreia Costa, e Júnior Jacinto são alguns dos artistas que terão as suas obras expostas neste Caleidosicópio.



https://www.instagram.com/p/Cv0rZISolY1/



Ainda no AVENIDAS, segue-se uma série de outros eventos. No sábado, 2, a partir das 15h, o espaço  abre portas para um encontro com o tema “Raízes de Poder”. Este evento, liderado pela terapeuta capilar e tricologista Joseane Gomes, propõe um diálogo aberto, para adultos e crianças, sobre a importância de entender o cabelo como uma expressão de identidade e herança. Através de um workshop interativo, para adultos e crianças, Joseane ensinará técnicas de cuidado adaptadas a diversas texturas de cabelo, destacando práticas que promovem não só a beleza, mas também o bem-estar.



https://www.instagram.com/p/C79depcoy0F/


No campo da literatura, acontece uma roda de conversa conduzida por Elga Fontes, conhecida no mundo digital como @QuemMeLera. Tradutora, editora, revisora de texto e criadora de conteúdo, Elga tem como missão aproximar as pessoas dos livros e inspirar novos "devoradores de histórias". A conversa terá como tema central o impacto da literatura na construção e afirmação da identidade negra, tanto em jovens como em adultos. 



https://www.instagram.com/p/CsZlhkBrecV/



E porque o universo criativo afrodescendente também se manifesta através do cinema, Ciomara Morais e Hoji Fortuna apresentaram, no dia 8 de novembro às 18h30, uma seleção das suas obras cinematográficas mais impactantes. Estes filmes, que exploram diversas vivências sociais e emocionais centradas na afrodescendência, proporcionam uma análise profunda sobre como a identidade molda o amor e as relações pessoais e oferece um olhar enriquecedor sobre a complexidade das interações humanas.



https://www.instagram.com/p/CztYtbmsOf4/?img_index=1



No dia 9 de novembro, às 15h, acontece o Marché Noir, um pop-up market dedicado a marcas de jovens empreendedores, com curadoria de Mariama Injai, fundadora do marketplace online Nô Bai. Mariama arquitetou uma elaborada seleção de produtos e marcas que refletem o espírito empreendedor e criativo da comunidade afrodescendente.


Wilds Gomes e Carlos Pereira | Foto ©Márcio Pratas

Para fechar o ciclo de eventos em Lisboa, no mesmo dia, 9, às 17h, as conversas "Amar No Masculino" tomam conta do ambiente no AVENIDAS. O propósito é propor um olhar introspectivo e revelador sobre as complexidades da masculinidade e das relações interpessoais masculinas. O encontro vai ser conduzido por Wilds Gomes (jornalista e apresentador de TV) e Carlos Pereira (humorista). Gilmário Vemba (humorista) e Airton César Monteiro (agitador social) são os convidados de honra deste encontro.

No dia 20 de novembro, às 18h30, a exposição Caleidoscópio viaja até ao Porto, para os espaços do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), onde ficará patente até ao dia 7 de dezembro.



https://www.instagram.com/p/CvYDvMuLmBh/?img_index=1


Ao longo de todo o mês, o MIA promove também uma programação especial da Casa Odara, no Porto, um espaço dedicado à arte, beleza, afetividade e excelência.

A sublinhar que o MIA, iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Avenidas - Um Teatro Em Cada Bairro Natixis, UPTEC, e Afrikanizm Art, é sinónimo de celebração, mas também de uma plataforma de reflexão, empoderamento, partilha e valorização, aberta a todos e todas.

O cartaz de eventos pode ser consultado através deste link.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile