Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Há mercados onde a cultura da resposta não existe.
Sim, simplesmente não há o procedimento de se responder caso as coisas corram bem (ou menos mal). A verdade é que num mundo digital, onde os utilizadores são os principais geradores de conversações, o sistema acaba por equilibrar-se e as marcas são, muitas vezes, objecto de discussão sem nunca interferirem.
Em mercados mais ‘verdes’ (vamos baptizá-los assim) há um pânico inicial parecido ao momento em que o Titanic bate no iceberg, sendo que, a verdade é que aqui o barco nunca chega a afundar de facto.
Por outro lado, quando há um cenário de crise e em que é necessário que seja desencadeado um procedimento de comunicação de resposta, há várias opções que deveriam colocadas em cima da mesa: vamos responder já? Temos que activar a administração? Que departamentos temos que envolver? Até quando é que podemos adiar a resposta?
Eliana Silva, criadora de conteúdo
Repararam, certo? Em nenhuma das hipóteses se equaciona que a marca não responda. Ou seja, independentemente das consequências, as marcas têm sempre que se manifestar quando alguma coisa coloca a sua notoriedade em causa.
Na verdade, a resposta pode ter várias formas, desde uma simples comunicação interna, até à conferência de imprensa, mas o ‘campo de ninguém’ é aquele momento em que o Leonardo desaparece no Oceano Atlântico: ninguém sabe, ninguém viu.
A médio/ longo prazo esta comunicação silenciosa vai pôr em causa aquilo que a marca representa para os seus utilizadores. E ninguém quer isso, certo?
Vá, não custa nada. Defenda-se. Clarifique. Seja transparente.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024