Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Nesta 11ª de 2024 que finda agora, tivemos no top 5 dos artigos mais lidos da BANTUMEN as entrevistas à artista cabo-guineense Fattu Djakité; à rapper moçambicana Iveth; à ativista antirracista e defensora dos direitos das mulheres Solange Salvaterra Pinto; os artigos sobre os lançamentos do novo single de Irina Barros e da curta metragem de Young max, com assinatura da IAGU Films.
Num mundo onde a música serve tanto de refúgio quanto de expressão, Fattu Djakité emerge como uma voz poderosa que entrelaça as ricas sonoridades de Cabo Verde e Guiné-Bissau. Nascida na Guiné-Bissau e tendo se mudado para Cabo Verde aos cinco anos, Fattú não só adotou Cabo Verde como lar, mas também como um palco principal, onde a sua carreira musical floresceu.
“Leave No One Behind” é o novo single da rapper moçambicana Iveth. Após 14 anos, a artista prepara-se para lançar o seu segundo álbum de estúdio. Em conversa com a BANTUMEN, Iveth fala-nos um pouco do seu percurso como advogada, rapper, defensora de Direitos Humanos, como também, da importância de cultivarmos a nossa cultura e planos futuros.
Vinda de uma família de classe média – ambos os pais eram professores -, Solange cresceu rodeada de livros, informação, cultura e não esconde que o despertar para as questões raciais surgiu, numa primeira fase, através de relatos de familiares e amigos que já viviam em terras lusas. “Quando vim para Portugal, já tinha cá muita gente, tios, amigos e primos, e eles contavam-me os episódios que viviam aqui, e isso foi despertando em mim esse sentimento de injustiça, de revolta”. Para a empreendedora social ficavam evidentes aqueles que considera serem os “resquícios” de um tempo que se esperava passado, mas cujo presente teima em repetir. Solange acredita que, apesar dos avanços, continua a haver um sentimento de superioridade e, para quem cresceu a saber que era “igual a toda a gente”, esse é motivo mais que suficiente para as lutas que trava hoje.
Depois de ter lançado, em novembro do ano passado, “Podem Até Tentar“, que já acumula mais de um milhão de visualizações, a cantora Irina Barros lança agora a sua nova canção, intitulada “Início do Fim”.
No dia 10 de março, a IAGU Films desvendou o véu sobre a sua mais recente obra cinematográfica, Samsara, que marca a estreia de Young Max, um nome já consolidado no mundo da música, no panorama da atuação. Ao seu lado, Luis Estrela co-protagoniza a narrativa enigmática, sob a direção conjunta de Orlando Poddeñce e Young Max, prometendo aos espectadores uma experiência imersiva no guião.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024