Os artigos mais lidos da semana 13/52

30 de Março de 2025
Os artigos mais lidos da semana 13/52

Partilhar

Na penúltima semana de março, o artigo que mais captou a atenção dos nossos leitores foi a derrota dos Palancas Negras frente aos Tubarões Azuis por 2-1, seguindo-se a entrevista à bailarina e coreógrafa cabo-verdiana Rosy Timas. A lista continua com um artigo que apresenta artistas do hip-hop crioulo a quem devemos prestar atenção este ano; o primeiro espetáculo de dança Kuntemporânea em Angola, intitulado I E Z U, a acontecer nos dias 11 e 12 de abril, na Casa das Artes; e por fim, a entrevista com o humorista cabo-verdiano Carlos Andrade, que tem a sua primeira apresentação em Lisboa, marcada para o dia 4 de abril.

Cabo Verde vence Angola e isola-se na liderança do grupo de qualificação para o Mundial 2026

A selecção nacional de Cabo Verde venceu, esta terça-feira (25), a congénere de Angola por 2-1, em jogo a contar para a sexta jornada do grupo D de qualificação africana para o Mundial de 2026. A partida foi disputada no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, e contou com dois golos do avançado Dailon Livramento, o número 9 dos Tubarões Azuis.


Rosy Timas e a dança como manifesto do corpo e da alma

Rosy Timas é uma bailarina e coreógrafa cabo-verdiana que encontrou na dança a sua linguagem natural. Apesar de ter começado a treinar formalmente aos 23 anos – uma idade que a própria considera tardia –, a relação com o movimento esteve sempre presente.

Rap crioulo: artistas a ter debaixo de olho durante 2025

O rap crioulo tem crescido ao longo dos últimos anos, trazendo novas vozes e perspectivas para o panorama musical. Se antes era considerado underground, hoje em dia já é possível ouvir artistas a tocar em rádios, a marcar presença em festivais e a realizar concertos em nome próprio.


Angola recebe primeiro espetáculo de dança Kuntemporânea

O primeiro espetáculo de dança Kuntemporânea em Angola, intitulado I E Z U, estreia nos dias 11 e 12 de abril, às 20h30, na Casa das Artes, em Luanda.

Concebido e coreografado por Aneth Silva, o espetáculo propõe uma fusão entre o Kuduro e a dança contemporânea, traçando a evolução do Kuduro desde o seu surgimento no início da década de 1990. I E Z U aborda a trajetória do estilo e a sua permanência enquanto expressão cultural, apesar dos estigmas e das barreiras sociais e geográficas.

A dias de estrear-se a solo em Portugal, Carlos Andrade fala-nos sobre os desafios do humor em crioulo

Carlos Andrade, mais conhecido por Artolash, é uma figura emergente no panorama da comédia cabo-verdiana. Nascido em Cabo Verde, desde cedo descobriu uma afinidade especial com o humor, utilizando-o como meio de conexão com as pessoas ao seu redor. Aos 16 anos, mudou-se para Lisboa, onde adotou o pseudónimo Artolash, inspirado na leitura de "Os Maias" de Eça de Queirós.


Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile