Os artigos mais lidos da semana 14/52

6 de Abril de 2025
Os artigos mais lidos da semana 14/52

Partilhar

Nos últimos sete dias, os leitores da BANTUMEN mostraram grande interesse por temas que atravessam a música, a política, a arte e a identidade afrodescendente. Em destaque estiveram os Prémios Play 2025, com os Calema, Slow J e Bluay a serem reconhecidos como algumas das principais figuras da música portuguesa atual. Na esfera política, a notícia da candidatura de Eva “Rapdiva” Cruzeiro à Assembleia da República Portuguesa pelo Partido Socialista. No panorama do rap nacional, o projeto Anomalia Vol.2 revelou o percurso de DBriga, artista da Linha de Sintra que transforma vivências migrantes em rimas de resistência e identidade. Já em Moçambique, a marca Maskharah, de Nuno Remane, destacou-se por resgatar a arte africana como símbolo de herança cultural e ponte para o mundo. Por fim, Elida Almeida levou a sonoridade cabo-verdiana ao palco global do Tiny Desk, numa atuação intimista que reforça a presença da lusofonia na cena musical internacional.


Calema, Slow J e Bluay entre os vencedores dos Prémios Play 2025

Os Calema, grupo composto pelos irmãos António e Fradique, foram os primeiros a subir ao palco para receber o prémio de Melhor Grupo. Slow J levou para casa, pelo segundo ano consecutivo, o Prémio de Melhor Artista Masculino que disputava com Plutónio e Dillaz. Quem também subiu ao palco foi Bluay. O artista recebeu o prémio de Artista Revelação, algo que não esconde ser fruto de “muita persistência”.


Quem é Eva Rapdiva, candidata a deputada à Assembleia de República de Portugal


Eva Cruzeiro, mais conhecida pelo nome artístico Eva Rapdiva, é candidata a deputada à Assembleia da República Portuguesa, pelo Partido Socialista (PS). O nome da artista surge na oitava posição da lista, o que a torna elegível para um assento no Parlamento.



Entre perdas e rimas, Anomalia Vol.2 traça o caminho de DBriga


Na Linha de Sintra, entre ruas que carregam histórias de migração, resistência e sobrevivência, há um nome que ganha forma no rap underground português: Dbriga. Filho de Angola e de raízes são-tomenses, Igor Vera Cruz encontrou na música uma forma de catarse, reconstrução e, sobretudo, afirmação de identidade.


Maskharah, a arte africana como ponte para o mundo e a cultura ancestral de Moçambique

A Maskharah é uma marca moçambicana fundada pelo moçambicano Nuno Remane, “fruto de um sonho com mais de 15 anos” e que surgiu com o propósito de dignificar a arte africana como um todo. Inspirada pela palavra "máscara", a marca ressignifica este objeto cultural, conjugando a ideia da ilusão e do disfarce com o conceito árabe "maskháráh", que simboliza transformação e identidade. “A arte africana não é apenas uma expressão estética, mas uma janela para entender a nossa história e as raízes profundas”, afirma Nuno Remane.


Elida Almeida leva Cabo Verde ao Tiny Desk

Elida Almeida acaba de ser anunciada como a mais nova participação do Tiny Desk, na sua versão "Tiny Desk Meets globalFEST. A atuação de Elida Almeida foi gravada e disponibilizada nas plataformas digitais da NPR Music, permitindo que audiências de todo o mundo apreciem a sua performance intimista e envolvente.






Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile