Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Mais uma ronda dos artigos mais lidos da semana na BANTUMEN. Nos últimos setes dias, o anúncio do regresso de Karyna Gomes a um palco na Guiné-Bissau foi o assunto que mais interesse despertou nos leitores. Rumamos para Moçambique, com King Levi e Nelson Nhachungue a fazerem sucesso com a série "Ex-Amicíssimas"; o projeto Handice que vai documentar as histórias de vida de anciãos que impactam as vidas de muitos; a criação do grupo Raízes Sonoras que decidiu resgatar e promover a música tradicional moçambicana; e, por fim, o anúncio da 2.ª Edição do Prémio de Mérito Universitário da União dos Estudantes Cabo-Verdianos de Lisboa.
A cantora Karyna Gomes está de regresso a Bissau, a sua terra natal, onde realizará dois concertos no Centro Cultural Francófono. Este retorno à capital guineense, descrito pela artista como um momento de grande alegria, será marcado pela apresentação dos seus maiores sucessos, bem como de novos temas, numa celebração da sua carreira e da sua ligação ao público guineense.
Convidados a fazer parte desta produção, os moçambicanos Nelson Nhachungue e King Levi assumem que foi uma grande experiência e que tiraram muito proveito com a oportunidade. “Foi tudo uma coisa nova, numa modalidade nova, no entanto, muito interessante”, descreve Nhachungue, enquanto Levi assume que “foi bom porque eu já queria tomar este passo”.
Na Mafalala, todos conhecem a Avó Cecília (para alguns, a professora Cecília). Patrona de um projeto de biblioteca móvel, dedica a sua vida a contar histórias sobre os Ndau (grupo étnico que habita principalmente no centro litoral de Moçambique) e agora é a figura central do projeto Handice - Preservando Memórias e Conhecimentos Ancestrais em Moçambique. Handice pretende documentar as vidas e as realizações de guardiões de conhecimentos ancestrais como a Avó Cecília, que tem um acervo de experiências como professora na era colonial, bibliotecária reformada da Biblioteca Nacional e contadora de histórias e falante da língua Ndau (herdada do seu pai, que era Ndau).
Um grupo de amigos apaixonados pela música tradicional moçambicana decidiu criar sinergias para que os instrumentos tradicionais sejam resgatados e valorizados. "Raízes Sonoras, Celebrando Moçambique" é o nome do projeto que pretende marcar o início de uma jornada cultural que visa celebrar e preservar a rica herança musical de Moçambique.
A União dos Estudantes Cabo-Verdianos de Lisboa (UECL), com o apoio da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, anunciou o lançamento da 2.ª Edição do Prémio de Mérito Universitário UECL. Esta distinção tem como objetivo reconhecer o desempenho académico de excelência, o compromisso com a excelência e as contribuições significativas para a comunidade cabo-verdiana em Portugal.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024